Energia solar fotovoltaica
17 de maio de 2017

6 segmentos que podem se beneficiar da energia solar

Vantagens para todos os tipos de empresas! Já imaginou passar um dia sem eletricidade? Impossível, não é mesmo? A energia elétrica…

empresa como segmento com energia solar

Vantagens para todos os tipos de empresas!

Já imaginou passar um dia sem eletricidade? Impossível, não é mesmo? A energia elétrica tem papel fundamental para todos os segmentos da indústria ou do comércio, em consultórios médicos, escolas, restaurantes etc. Cada aparelho que ligamos na tomada está conectado na rede elétrica e o consumo para abastecê-los é cobrado mensalmente na conta de luz. É exatamente por isso que diversos segmentos podem se beneficiar com a energia solar.

Além disso, uma coisa é fato: o consumo de eletricidade tem uma única direção, o aumento. Para diminuir o impacto que a produção de energia traz para o mundo e, de quebra, ainda economizar na conta de luz da sua empresa, a saída mais adequada é produzir a própria eletricidade com a energia solarfotovoltaica.

Por ser reconhecida como um investimento altamente rentável, a energia solar gera um retorno que varia entre 4 a 8 anos, e nós já falamos por aqui sobre o ROI desse tipo de energia limpa.

Sendo assim, no post de hoje, conheça alguns dos muitos segmentos de mercado que podem se beneficiar da energia solar.

1. Energia solar em Propriedades rurais

energia solar no meio rural pode beneficiar o produtor de duas maneiras. Na primeira, o sistema off grid é uma possibilidade para eletrificar propriedades que não são abastecidas por redes elétricas, garantindo maior produtividade pela adoção, por exemplo, de sistemas de bombeamento de água, instalação de cercas ou ordenhadeiras elétricas. Já na segunda, o sistema on grid é conectado na rede elétrica convencional trazendo mais economia nas contas de luz.

No Brasil, as propriedades rurais ainda representam menos de 2% dos sistemas solares já instalados, mas esta realidade deve mudar nos próximos anos, já que diversos produtores rurais vêm percebendo o sucesso de algumas iniciativas fora do país. É o caso da Alemanha, onde população rural vem se unindo em mais de 700 cooperativas para a compra e instalação de painéis fotovoltaicos em suas propriedades, por meio das chamadas “cooperativas de energia”.

2. Escolas

Em primeiro lugar, vale lembrar que os benefícios da energia solar nas escolas também são diversos. Produzir a própria eletricidade faz com que os colégios se tornem mais autossuficientes, principalmente porque a maioria de suas atividades se concentra nos períodos da manhã e de tarde, exatamente o momento em que os painéis geram eletricidade.

Além da economia pela redução das despesas de conta de luz, a instalação de painéis traz a oportunidade para que os alunos entendam, na prática, o funcionamento de uma fonte moderna, limpa e renovável, além de conceitos como a descentralização da produção de eletricidade.

Do mesmo modo, em algumas escolas, como a Municipal Professor Milton Magalhães Porto em Uberlândia, Minas Gerais, o valor economizado – quase 70% de economia na conta de luz– é empregado em melhoramentos estruturais, na ampliação de atividades extracurriculares, entre outras atividades. Sem dúvida, esse é um dos segmentos que podem se beneficiar da energia solar.

3. Academias de ginástica

Luz, som, ar condicionado, piscina aquecida, esteiras. Você já parou para pensar na eletricidade que uma academia de ginástica gasta por dia? Pois é! Com diversos aparelhos conectados na rede elétrica, uma boa opção para economizar também é apostar na energia solar. Os painéis são instalados no telhado do prédio, o que não gera nenhuma perda de espaço físico.

Um projeto piloto vai até mais longe quando o assunto é produzir a própria energia. Com uma proposta inovadora, a força motriz gasta por seus alunos em aparelhos como a bicicleta ergométrica, por exemplo, podem gerar a eletricidade que abastece outros aparelhos no estabelecimento.

4. Energia solar em Hotéis

Outro dos segmentos que se beneficiam da energia solar fotovoltaica é o hoteleiro, já que a conta de luz é um dos principais gastos de um hotel. O sistema pode ser definido para abater 100% dos gastos do estabelecimento. Dessa forma, ficando a cargo do consumidor somente a taxa mínima da conta de luz, referente à disponibilidade da eletricidade fornecida pela rede. Ou para abater uma parte do valor, por exemplo, dos gastos com chuveiros elétricos.

Atualmente, existe uma linha de financiamento voltada para o setor do turismo. A finalidade é promover reformas em instalações, compra de máquinas, equipamentos e veículos, e, inclusive, para a instalação de sistemas fotovoltaicos. Saiba mais sobre a Proger Turismo.

5. Energia solar em Escritórios

Escritórios de todos os segmentos possuem diversas características em comum: computadores ligados o dia inteiro, impressoras, telefones, ar condicionado etc.  Apesar de a maioria dos equipamentos eletrônicos ser cada vez mais eficiente, os custos com energia elétrica são os principais gastos fixos estruturais do empreendimento.

Com cada vez mais prédios comerciais, você pode até se perguntar: como instalar painéis solares em uma empresa dentro de um condomínio empresarial, com unidades consumidoras separadas? De acordo com a Resolução Normativa 687/2015, já é possível que um condomínio produza a sua energia solar fotovoltaica em um sistema de geração compartilhada entre todas as salas ou unidades comerciais, e também nas áreas comuns, abatendo o valor do condomínio.

6. Energia solar em Postos de Combustível

Se engana quem acha que o setor que vende combustível para fornecer energia não sofre com as contas de luz. Isso porque os postos de combustível também são um dos segmentos que se beneficiam da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaico.

Dessa forma, entre os equipamentos responsáveis pelo alto valor nas contas de eletricidade estão: os compressores de gás natural veicular (GNV), motores e bombas de combustível, iluminação, além dos equipamentos da loja de conveniência, como ar condicionado, televisões, freezers etc.

Portanto, a eletricidade realmente, faz parte de grande parte das atividades humanas. Seja para alcançar maior produtividade e rendimentos ou para preservar o meio ambiente e diminuir os impactos socioambientais, a energia solar fotovoltaica traz benefícios para qualquer segmento, seja ele no comércio, indústria e serviços.

Quer saber mais sobre a energia solar fotovoltaica para o seu negócio? Continue acompanhando o blog da Yellot e até a próxima. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo