Energia solar fotovoltaica
17 de fevereiro de 2017

Energia solar e marketing: como os dois podem trabalhar juntos

Ao implantar o sistema de captação de energia solar para a produção de energia elétrica, muitas empresas não têm o conhecimento do…

Ao implantar o sistema de captação de energia solar para a produção de energia elétrica, muitas empresas não têm o conhecimento do poder que a utilização do marketing ressaltando essa característica pode gerar em seus negócios.

Se feita com clareza e com responsabilidade, a mensagem a ser transmitida aos clientes a respeito do sistema fotovoltaico na empresa pode gerar o aumento das vendas, da produtividade interna, da valorização do empreendimento no mercado e da satisfação por parte do consumidor.

Portanto, no post de hoje, você vai entender como a energia solar e o marketing podem trabalhar juntos em prol de um empreendedorismo sustentável.

Benefícios da energia solar nas empresas

Antes de entender como o marketing da sua empresa pode se beneficiar com a utilização da energia solar, vamos analisar os benefícios que esse sistema traz para o negócio – isso porque a primeira transformação ocorre dentro da própria empresa.

O principal benefício é a saúde financeira do empreendimento. Ao adotar o sistema fotovoltaico de geração de eletricidade ‒ e também o sistema de aquecimento solar ‒ a economia nos custos é enorme, e pode chegar a 95%.

Essa economia na conta de energia pode ser facilmente convertida em investimentos e projetos para o crescimento da empresa, significando a sua permanência no mercado, principalmente em tempos de crise, além de outros dois benefícios:

  • Imóvel valorizado;
  • Funcionários motivados e produtivos por trabalharem numa empresa que valoriza a sustentabilidade e assume um posicionamento.

 

Marketing para conquistar o público ‒ e aumentar as vendas

Toda empresa que queira crescer e prosperar precisa desenvolver estratégias de marketing, tanto no ambiente virtual quanto na região onde atua, para atrair e conquistar o consumidor ‒ que está cada vez mais consciente e exigente na hora de escolher com quais marcas e serviços deseja se relacionar.

O chamado consumidor consciente já representa mais de 70% da população brasileira, como mostra uma pesquisa anual feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Na hora de comprar, esse público leva em consideração questões que envolvem a sustentabilidade, a redução de desperdícios e a valorização de uma sociedade mais justa.

Se a empresa realiza essas ações de forma clara e honesta, ela está apta a desenvolver estratégias de marketing sustentável, e no caso da adoção da energia solar, elas podem se traduzir em ações como:

  • Divulgação dos números que indicam a redução do desperdício de energia e da economia na conta por causa do sistema adotado, mostrando ao público o que ele ganha com isso. Essa divulgação pode ser feita por meio de peças publicitárias nas mídias da região e ações na internet;
  • A própria energia solar da empresa e suas grandes consequências para a saúde empresarial podem ser tema de reportagens nas diversas mídias, inclusive na internet ‒ até mesmo de forma gratuita;
  • Melhoria dos produtos e serviços por conta das consequências econômicas que a energia solar traz ao negócio, traduzindo-se em melhor custo-benefício ao cliente, que por sua vez, é conquistado por essas ações e torna-se um divulgador da marca, principalmente nas redes sociais (o grande termômetro atual do sucesso das empresas).

As estratégias de marketing dependem das metas e objetivos de cada empresa, bem como de seus valores e missão. Por isso, é necessário separar um tempo para um planejamento eficaz.

Viu como a energia solar e o marketing podem ser excelentes aliados para o sucesso de uma empresa? Em um mundo que está se voltando ao fim do desperdício e dos impactos negativos ao meio ambiente, essa estratégia torna-se cada vez mais necessária e urgente para a sobrevivência e a prosperidade dos negócios.

Se você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios que a energia solar pode trazer para a sua empresa e para a sua estratégia de marketing, entre em contato conosco e até a próxima. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo