Energia Solar – Conheça

Energia Solar Fotovoltaica

Como funciona?

Os painéis solares, colocados normalmente em telhados e coberturas, são os responsáveis por captar a energia solar.

Formados por células fotovoltaicas, produzidas com silício cristalino, eles convertem a irradiação solar em eletricidade.

Essa energia elétrica é gerada em corrente contínua. O inversor solar é o responsável por converter a corrente gerada em corrente alternada.

E é essa energia elétrica, em corrente alternada, que usamos para alimentar nossos equipamentos eletroeletrônicos.

A energia que não utilizamos é injetada na rede de distribuição e convertida em créditos, que podem ser utilizados em 60 meses.

Um medidor bidirecional é responsável por medir a energia consumida e a energia injetada na rede .

Vantagens do sistema

Energia limpa

Fonte renovável

Economia imediata

Valorização do imóvel

Sistema silencioso

Baixa Manutenção

Dúvidas Frequentes

Qual a vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica?

A vida útil do sistema é de pelo menos 25 a 30 anos, sendo que há casos de sistemas com mais de 50 anos de funcionamento. Os painéis solares têm garantia de eficiência de pelo menos 80% ao final de 25 anos. Após esse período eles continuarão produzindo, com perda de eficiência.

O sistema de energia solar faz barulho?

Não, o sistema é super silencioso.

A manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, a manutenção do sistema é mínima. A única manutenção necessária é a limpeza das placas solares com água. A boa notícia é que a chuva já é suficiente para essa limpeza, sendo necessário apenas a manutenção em longos períodos de seca (mais de 6 meses sem chuva) ou quando as placas estiverem empoeiradas.

O sistema de energia solar continua funcionando em caso de falta de energia?

Se o seu sistema de energia solar for conectado à rede e nesta faltar energia, automaticamente o seu sistema é desligado, por uma simples questão de segurança. O inversor fotovoltaico desliga e isola o sistema automaticamente em caso de queda de fornecimento, evitando acidentes com os operários de manutenção da rede.

Por outro lado, se o seu sistema for isolado ou híbrido (conectado à rede, mas com backup de baterias) ele continuará funcionando.

Quais são os requisitos de segurança que devem ser exigidos das empresas de instalação?

Primeiramente, exija que todos os trabalhadores estejam usando EPI’s, os equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas e o cinto de segurança. Além disso, exija da empresa que seus funcionários possuam certificação dos treinamentos da NR-10 (Instalações e Serviços de Eletricidade) e da NR-35 (Trabalho em Altura)

Como terei energia durante a noite?

Os sistemas de energia solar não produzem eletricidade durante a noite. Assim, nos sistemas conectados à rede você utilizará a energia da rede oferecida pela concessionária. Já em sistemas isolados, você utilizará a energia que foi armazenada nas baterias.

Qual a diferença de energia fotovoltaica e aquecimento solar?

Aquecimento solar é o uso da radiação solar para o aquecimento de água, enquanto a energia fotovoltaica é a conversão da radiação solar em energia elétrica.

Quanto economizo instalando um sistema fotovoltaico?

A economia depende do consumo e do tipo de conexão do usuário (mono, bi ou trifásico), já que para sistemas conectados à rede o usuário continuará pagando uma taxa mínima para a concessionaria, que varia de acordo com o tipo de conexão, mas a economia é imediata e em certos casos pode chegar até 95%.

Quanto custa a energia solar fotovoltaica?

O custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação. No entanto, é um custo que costuma ser pago entre 4 e 7 anos, pela economia da conta de energia.

Depoimentos de nossos clientes

Christiny Noleto
Dona de casa
Goiânia-GO

“Instalei energia solar minha casa e desde então venho economizando mais de R$ 200,00 por mês. Fiquei muito satisfeita com a execução do serviço e a atenção dos engenheiros da Dusol, que acompanham até hoje a produção do nosso sistema”

“Conheci a Dusol através de meu filho, que os acompanhava pelas redes sociais. Das empresas que procurei para fazer um orçamento para minha nova casa, foi a que melhor soube tirar minhas dúvidas e apresentou a melhor proposta para o meu caso. Estou muito satisfeito com o serviço prestado e espero me mudar em breve para começar a usufruir dos benefícios da energia solar”

José Oliveira Moraes
Professor
Goiânia-GO