Energia solar fotovoltaica
10 de janeiro de 2018

5 aplicações da energia solar para empresas em 2018

Separamos ótimos exemplos de aplicações da energia solar em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Acredite: a economia é grande.

Definitivamente, existem muitos motivos que explicam porque as empresas precisam investir em energia solar em 2018 – aliás, já falamos aqui no blog sobre esse ser o ano da energia solar.

Apenas pelo fato de a energia proveniente de uma fonte renovável e limpa, como o Sol, proporcionar um ganho ambiental tão grande, ela já é, por si só, digna de investimento.

Mas, a seguir, vamos citar outras 5 aplicações da energia solar para reforçar que essa é uma grande decisão a ser tomada em seus negócios. Acompanhe.

1. Iluminação

Uma das mais conhecidas aplicações da energia solar é, sem dúvidas, a iluminação, que, para as empresas, representa um grande gasto mensal.

Por mais que se economize com lâmpadas LED, por exemplo (aliás, essa é uma ótima dica de economia), ainda assim a empresa fica sujeita aos tributos e impostos que vêm na conta, além, é claro, das bandeiras tarifárias.

Então, por mais que haja alguma economia, algo a mais precisa ser feito – e produzir a própria energia na empresa é uma grande aplicação com retorno garantido.

Além do mais, todo excedente produzido é transformado em créditos na concessionária de energia da região, que podem ser utilizados em até 60 meses. Chamamos isso de geração distribuída, e você pode entender melhor nesse post especial sobre o assunto.

2. Economia nos aparelhos elétricos

Seja a sua empresa de grande ou de pequeno porte, o fato é que aparelhos como o ar condicionado, além de outros equipamentos eletroeletrônicos, consomem muita energia mensal, principalmente em épocas mais quentes.

Então, aproveite que a energia solar é abundante o ano todo – principalmente em épocas mais quentes – e garanta a maior economia possível na conta, sem abrir mão da produtividade da equipe e do conforto de todos. Em alguns casos, a redução na conta pode chegar a 95%.

3. Aquecimento solar

Se o seu negócio exige a utilização de água quente na produção dos seus produtos ou serviços, uma das grandes aplicações da energia solar é o aquecimento solar – também chamado de energia térmica.

Afinal de contas, vamos supor que você tenha uma pousada e precise de água quente em todos os quartos. Os gastos com eletricidade no final do mês seriam enormes se sua propriedade não investisse em energia solar.

Basicamente, o sistema de aquecimento solar funciona de um modo bem simples: as placas fotovoltaicas absorvem a radiação solar e esquentam a água. Então, você não precisa mais da eletricidade convencional para que a água saia quente no chuveiro, nas torneiras ou na piscina.

4. Aproveitamento da água da chuva

Embora essa não seja uma das aplicações da energia solar, o sistema de captação e aproveitamento da água da chuva é um forte aliado na economia das empresas, junto ao sistema fotovoltaico.

De um modo geral, o sistema de aproveitamento utiliza calhas no telhado do empreendimento para a captação da água, que é direcionada para o tanque ou cisterna de armazenamento, ou, ainda, para uma caixa d´água separada (nesse caso, uma bomba faz o transporte da água, pois a caixa fica no alto).

Nesse caminho entre a calha e a cisterna, a água passa por uma série de filtragens para retirar impurezas, como galhos, folhas e insetos. Atualmente, existem muitas opções de cisternas compactas que não necessitam de grandes espaços para o armazenamento da água.

Essa água pode ser aproveitada em várias funções da empresa, como na limpeza, no complemento da água das piscinas, na descarga dos banheiros, na irrigação do jardim entre outras.

5. Marketing verde é uma das recentes aplicações da energia solar

Por fim, o marketing verde é uma das boas aplicações da energia solar para empresas. Afinal, já está provado que aquelas que investem em soluções sustentáveis têm o seu valor de mercado aumentado, e os consumidores passam a respeitar mais a marca – o que pode ser revertido em marketing para atrair clientes.

Dá uma olhada nesses 4 benefícios para a imagem da empresa ao investir em energia solar para você ter uma ideia do que essa tecnologia pode fazer pela sua marca.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes sobre como a energia solar pode ser utilizada em sua empresa, entre em contato conosco. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo