Energia solar fotovoltaica
28 de março de 2018

Energia solar para hospitais e clínicas médicas

A energia solar para hospitais e clínicas é perfeitamente viável e traz grandes vantagens financeiras e de valorização do setor.

Hospitais e clínicas médicas são grandes consumidores de energia e, além disso, possuem outros custos operacionais. Isso torna urgente e necessário a adoção de medidas de economia para que o negócio seja o mais sustentável possível, e se torne viável o crescimento destes estabelecimentos.

Sabendo que a eletricidade é a base de todos os processos produtivos e de serviços, nada melhor do que entender como a energia solar para hospitais e clínicas médicas pode trazer um excelente retorno e alívio para as finanças, sem falar na possibilidade de valorização da marca e a conquista de novos clientes.

Então, no post de hoje, falaremos como o sistema fotovoltaico pode ser a chave para o crescimento do seu negócio nesse setor, e daremos o exemplo do maior hospital do mundo, que utiliza a energia solar e, simplesmente, solucionou graves problemas na rotina de cuidado dos pacientes. Acompanhe.

O retorno da energia solar para hospitais e clínicas médicas

São muitas as vantagens da energia solar para hospitais e clínicas médicas, mas vamos focar basicamente em duas: a economia financeira e o marketing verde.

Coloque na ponta do lápis os custos para manter todos os equipamentos do hospital ou da clínica em pleno funcionamento. Certamente, você já descobriu que, dentro dessas despesas, a conta de energia mensal – com seus tributos, impostos e taxas – consome uma grande parte do seu faturamento.

Essa é principal vantagem da energia solar. Dependendo da capacidade de produção que for instalada, você consegue economizar até 95% na sua conta mensal. Imagine e economia de um ano produzindo a sua própria energia. Certamente sobrariam mais recursos para novos investimentos e expansão, certo?

Mas você pode se perguntar: “Ok, a economia é grande. Mas o custo para isso também é”. Pois saiba que o ROI da energia solar é alto, inclusive em comparação com outros investimentos financeiros (saiba mais nesse post aqui). A médio e longo prazo, a conta estará totalmente paga, e você vai perceber o alívio em suas despesas.

Outra vantagem da energia solar para hospitais e clínicas médicas é que, com a adoção de uma fonte de energia renovável e não poluidora, a gestão demonstra a preocupação do estabelecimento com o meio ambiente e o futuro da sociedade – e a transmissão de valores como esse, certamente, eleva o negócio a outro patamar.

Nesse sentido, é possível trabalhar com o chamado “marketing verde”, que nada mais é do que a criação de estratégias de promoção voltadas ao consumidor consciente, que vem crescendo exponencialmente. Tratam-se de pessoas que valorizam e consomem produtos e serviços que tenham valores de sustentabilidade realmente colocados em prática.

Para conhecer outros 4 benefícios para a imagem dos negócios ao investir em energia solar, leia esse post.

Maior hospital com energia solar do mundo fica no Haiti

O maior hospital movido à energia solar do mundo teve o sistema construído em 2013, no Haiti, três anos após a tragédia do terremoto que matou mais de 200 mil pessoas.

Localizado a 48 km da capital Porto Príncipe, o Hospital Universitário de Mirebalais conta com mais de 1,8 mil painéis fotovoltaicos instalados no telhado, e que geram mais de 100% da energia elétrica que é consumida no hospital, desafogando o setor energético da região.

“Este é um sistema incrivelmente simples de manter, uma vez instalado. Tudo o que precisamos fazer é enxaguar os painéis trimestralmente com água”, afirmou Jim Ansara, diretor de design e construção do Hospital Universitário em entrevista no site do hospital. Aliás, sobre a simplicidade da manutenção do sistema de energia solar, leia esse post que preparamos.

A implantação do sistema de energia solar para hospitais se justificou por vários motivos no estabelecimento haitiano. Eis alguns problemas enfrentados anteriormente, segundo divulgação do próprio hospital:

  • A energia elétrica se esgota na região, em média, três horas por dia.
  • Cirurgias eram colocadas em risco, bem como ventiladores neonatais, a cadeia de frio e inúmeras atividades eram interrompidas.
  • Com a interrupção de energia, equipamentos eram danificados e os cuidados com a saúde da população local ficavam comprometidos.

Viu como a energia solar para hospitais e clínicas médicas pode trazer uma série de benefícios e, ainda, prevenir problemas nas atividades produtivas dos estabelecimentos?

Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais detalhes sobre o que a energia solar pode fazer pela sua clínica médica ou hospital em termos de economia e valorização do empreendimento, entre em contato com a nossa equipe e até a próxima. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo