Sustentabilidade
31 de janeiro de 2018

A tendência dos carros elétricos: o futuro está próximo

O governo brasileiro promete regulamentar a venda de carros elétricos no Brasil ainda em 2018.

Eles são sustentáveis e, ao mesmo tempo, altamente tecnológicos. O que antes era tido como ficção científica ou uma realidade ainda distante no mundo, hoje, o futuro dos carros elétricos já está próximo – mais precisamente, eles prometem chegar com força em 2018 aqui, no Brasil.

No dia 30 de novembro de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou na Resolução 717, que regulamentará os carros elétricos, e até os autônomos, no país nos próximos quatro anos. A resolução estabelece um cronograma de estudos técnicos e regulamentação dos itens de segurança que devem constar nesses veículos a serem vendidos.

Com essa resolução, o governo pretende, no prazo de seis meses, contados a partir de janeiro de 2018, finalizar a regulamentação dos carros elétricos.

De olho no futuro que já está próximo, no post de você, vai conhecer como funcionam os carros elétricos e quais são os modelos com previsão de serem vendidos no mercado ainda em 2018. Acompanhe.

Como funciona um carro elétrico?

Como o nome já diz, o carro elétrico funciona por eletricidade, sendo que existem diversos modelos no mundo – alguns deles, por exemplo, utilizam baterias como fonte de energia ou podem ser movidos a hidrogênio. No caso dos movidos à bateria, basta efetuar recarga elétrica para que eles se mantenham funcionando.

Os carros elétricos são opções ambientalmente sustentáveis por vários motivos, principalmente pelo fato de não utilizar poluentes e, também, ser silenciosos. Dessa forma, eles ajudam a reduzir os níveis de poluição ambiental, não promovem poluição sonora a auxiliam a preservar as fontes de recursos naturais do planeta.

Esses veículos também apresentam boa performance em comparação aos carros convencionais, fazendo com que o motorista não perca a potência do motor nas estradas.

Modelos de carros elétricos que estarão à venda em 2018

Kia Niro Elétrico

A marca sul-coreana vai oferecer, a partir de 2018, a versão elétrica do Kia Niro,equipado com um motor elétrico de 120 cv e 30kgfm de torque, alimentado por uma bateria de íon lítio de 28kWh.

Bolt

O Bolt é o modelo mais provável da General Motors, que deverá ser lançado ainda em 2018. Nos Estados Unidos, o modelo custa U$ 35 mil.

Hyundai Kauai EV

A versão elétrica do Kauai está prevista para 2018, e tudo aponta que tenha uma autonomia anunciada de cerca de 390 km, garantidos por uma bateria de 50 kWh.

Nissan Leaf

A segunda geração do Nissal Leaf, o carro elétrico mais vendido do mundo, está prevista para ser lançada em 2018, mas ainda não há muitas informações sobre suas características.

Honda Clarity EV

O modelo é equipado com uma bateria de 25,5 kWh, potência de 161 cv e um binário máximo de 300 Nm. Quanto à autonomia, as primeiras informações apontavam para cerca de 130 km.

Opel Ampera-e

Esse modelo é comercializado na Noruega desde 2006. Com uma autonomia anunciada de 520 km, o binário máximo de 360 Nm e a potência de 204 cv, a velocidade máxima está limitada a 150 km/h.

Tesla Model 3

A versão de entrada promete cerca de 350 km de autonomia e outra com 500 km. Espera-se que os modelos façam de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, com velocidade máxima chegando a 209 km/h. Na Europa, a versão de entrada está estimada em 40 mil euros.

e.co Tech

Criados pela Hi Tech Eletric, empresa brasileira de carros elétricos de menor porte, o primeiro modelo batizado de e.co Tech já está licenciado.

De acordo com o site da fabricante, que fica em São José dos Pinhais (Paraná), os modelos atingem a velocidade máxima de 60 km/h, sendo indicados, portanto, para ser utilizados no dia a dia.

Eles também possuem uma autonomia de 120 km e podem ser recarregados em uma tomada comum, de 110 V ou 220 V. O tempo de recarga é de 6 a 8 horas para a versão de bateria em gel, ou de até 30 minutos para a versão de bateria de íon-lítio.

Segundo publicado pelo site Estadão, o preço dos modelos varia entre R$ 44.890 e R$ 49.890.

E você? Qual é a sua opinião sobre oscarros elétricos? Ainda falando sobre esse tema, preparamos outro post interessante sobre as novas tecnologias que colocam em alta a energia solar, que chegarão em breve ao mercado. Confira e até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo