Energia solar fotovoltaica
12 de abril de 2017

Vantagens do sistema de bombeamento solar para o produtor rural

Descubra os benefícios e custos envolvidos na instalação do sistema! Que o sistema convencional de bombeamento de água trouxe grandes…

Descubra os benefícios e custos envolvidos na instalação do sistema!

Que o sistema convencional de bombeamento de água trouxe grandes benefícios e facilidades para a rotina da produção rural, disso ninguém duvida. Mas se tratando do sistema de bombeamento solar de água, as vantagens são ainda mais inquestionáveis.

Podendo ser utilizada como abastecimento de água em residências, tanques, poços, no fornecimento de água para fins pecuários, para irrigação e usada, ainda, em cisternas, essa tecnologia, que tem como aliada a energia do sol, gera algumas dúvidas quanto às vantagens e aos custos envolvidos na sua instalação.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os benefícios dos sistemas de bombeamento solar de água. Acompanhe.

O que o produtor rural ganha com o bombeamento solar de água?

Produtores rurais de todo o país estão aderindo ao bombeamento solar de água porque a dinâmica de funcionamento do sistema é bem simples e, ao mesmo tempo, eficiente e econômica.

A bomba, que antes era movida à eletricidade ou combustão, passa a funcionar pela energia solar, que capta a radiação nos painéis fotovoltaicos e a transforma em eletricidade, sem a dependência de uma concessionária.

Dependendo do kit adquirido, é possível bombear mais de 8 mil litros de água sem interrupção, sendo que ela pode ser facilmente captada de fontes mais superficiais e até de poços freáticos.

Confira, a seguir, outros benefícios do sistema.

Não há dependência da rede elétrica, o que reduz os custos

Pelo fato de não utilizar a energia elétrica convencional, mas a fornecida pela radiação solar absorvida pelos painéis, o bombeamento solar de água ajuda o produtor a economizar na conta de energia, com seus tributos e taxas cobrados mensalmente.

Baixo nível de manutenção

Por não apresentar motor a diesel, à gasolina e peças sobressalentes ‒ que necessitam de manutenções periódicas ‒, o sistema de bombeamento solar de água é de fácil e baixa manutenção. Basicamente, apenas é necessária a limpeza periódica das placas fotovoltaicas.

Não emite ruído ou poluição

A falta do motor a diesel ou à gasolina faz com que a bomba solar não emita ruído, evitando, dessa forma, a poluição sonora, do ar e da água que é captada.

Alta capacidade de bombeamento

Existem vários tipos de bombas para a captação da água, e a escolha ideal para cada propriedade rural depende de alguns fatores, como o local de captação, por exemplo. Mas o fato é que os equipamentos podem bombear de 650 até 31 mil litros de água por dia, dependendo do porte do sistema e da profundidade de captação.

Não depende das flutuações do nível de irradiação solar

Ao contrário do que se possa imaginar, o sistema fotovoltaico continua funcionando mesmo quando há baixos índices de irradiação solar, principalmente em kits que vêm com bateria de armazenamento de energia.

Ainda assim, caso o kit adquirido não tenha a bateria, basta se planejar e utilizar o sistema de bombeamento solar de água em horários de maior índice de radiação, como no período da tarde, por exemplo.

Tipos de kit de bombeamento solar de água

Compostos, basicamente, pelas placas solares, por um controlador (que regula o funcionamento da bomba) e pela bomba, os kits de bombeamento solar de água variam de acordo com cada projeto e finalidade. Além do kit, é necessário que o produtor tenha um reservatório de água de tamanho equivalente à necessidade e capacidade de captação da bomba.

Por isso, o ideal é consultar um especialista para que ele faça um estudo no local, ajude na definição dos tamanhos e capacidades das placas solares e, também, da potência da bomba.

Em geral, existem três tipos de kits:

Kits de bombeamento solar de água simples

Compostos, basicamente, pelo painel solar e a bomba, são kits simples de serem instalados.

Kits de bombeamento solar de água com bateria

Além dos painéis fotovoltaicos e da bomba, esses kits vêm com bateria para acumular energia. Por isso, não há oscilação na hora de captar a água em horários de pouca irradiação solar, pois a energia passa primeiro pela bateria antes de chegar à bomba.

Kits de bombeamento solar de água com bateria e inversor

Além da bateria, dos painéis solares e da bomba, esse tipo de kit vem com um inversor solar para que, em caso de necessidade, inverta a corrente elétrica.

Por exemplo, em casos em que a bomba funciona em corrente alternada e a bateria em corrente contínua, o inversor solar inverte a corrente da bateria, tornando-a, também, alternada.

Custos envolvidos na instalação do bombeamento solar de água

A instalação do bombeamento solar de água em propriedades rurais é um verdadeiro investimento, pois o retorno financeiro a médio e longo prazo é garantido por conta da grande economia nas contas mensais de energia.

Normalmente, os custos estão centrados em três partes: o projeto de instalação, a compra do kit e a instalação do kit na propriedade. O valor final também dependerá de alguns fatores, tais como:

  • O local onde o sistema será instalado e a bomba fará o processo de captação da água;
  • A distância entre a bomba e o reservatório de água;
  • A profundidade do local onde a água será retirada;
  • A capacidade exigida do bombeamento e do reservatório.

Depois desses e de outros quesitos avaliados, é possível chegar a um orçamento específico para a implantação do sistema.

Viu como o bombeamento solar de água pode ser uma alternativa econômica e sustentável para a produção rural? Mesmo que você já utilize o sistema convencional, considere realizar a troca para valorizar ainda mais o seu empreendimento!

Se você se interessou e quer saber mais sobre como funciona o sistema de bombeamento solar de água e o que ele pode fazer pelo seu empreendimento rural, solicite agora mesmo um orçamento. Nossos consultores estão à sua disposição!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo