Energia solar fotovoltaica
20 de janeiro de 2017

5 razões para sua empresa apostar na energia solar fotovoltaica

E porque você deve começar a pensar nisso urgentemente! A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia capaz de gerar eletricidade a partir…

E porque você deve começar a pensar nisso urgentemente!

energia solar fotovoltaica é uma tecnologia capaz de gerar eletricidade a partir da radiação do sol e que traz muitos benefícios para casas, indústrias, agricultura e, também, para empresas.

E por falar em empresas, separamos 5 grandes razões para você implementar esse sistema em seu negócio. Confira:

 

1. É uma fonte renovável

A energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa de energia. Isso significa que ela não utiliza matérias-primas que são encontradas na natureza e que não podem ser recompostas, tais como o petróleo e seus derivados, o gás natural, o carvão mineral e o urânio.

E como o Brasil possui o maior índice de irradiação solar do mundo, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar (2006), temos um potencial enorme para a produção deste tipo de energia. Portanto, uma empresa que utiliza esse sistema torna-se uma grande aliada do meio ambiente e da sustentabilidade, gerando outras boas consequências para o negócio.

 

2. Ajuda na redução da conta de luz

Essa é outra grande vantagem para se apostar na energia solar fotovoltaica. Afinal, a conta mensal de energia elétrica é um dos grandes custos das empresas, principalmente as que utilizam muitos aparelhos de ar condicionado, além de eletrônicos, e que estão localizadas em grandes galpões que necessitam de muita iluminação.

O sistema de energia solar fotovoltaica permite que a empresa produza a própria eletricidade e tenha a menor dependência possível da eletricidade vinda da concessionária, com seus impostos e tributos. Em alguns casos, a economia pode chegar a 95%.

 

3. O ROI é alto

O ROI (Return On Investment), ou Retorno Sobre o Investimento, é um importante indicativo financeiro para o negócio, pois representa o resultado entre o retorno e o capital investido em um determinado projeto.

No caso do sistema solar fotovoltaico, o ROI é considerado alto, pois gera um retorno financeiro mais rápido sobre o que foi investido para implantá-lo. Em média, calcula-se que uma empresa de pequeno porte já tenha todo o investimento pago e dando retorno entre cinco e sete anos.

Isso significa que, após esse período, o custo com a conta de energia elétrica da empresa será praticamente nulo, proporcionando que ela faça novos investimentos a partir da economia gerada. Além disso, a manutenção do sistema garante a eficiência de, pelo menos, 25 anos.

 

4. Impacta na imagem da empresa

Em tempos em que o consumidor está cada vez mais exigente ao adquirir produtos e serviços de empresas comprometidas com a ética socioambiental, ter um empreendimento que valoriza a natureza é um ponto a mais no mercado.

Até mesmo porque, ao reduzir custos, o cliente acaba ganhando, pois a empresa foca em inovar e produzir produtos que tenham um custo-benefício. Isso atrai clientes e gera propaganda positiva para a sua marca, que ganha respeito e credibilidade, aumentando o valor de mercado.

 

5. Aumenta a produtividade da equipe

Pesquisas já comprovaram este fato: pessoas que trabalham em empresas com responsabilidade socioambiental sentem-se mais motivadas e engajadas no time, pois fazem parte da construção não só de produtos e serviços, mas de valores.

Além da produção da própria energia e da redução dos custos operacionais, os gestores também se sentem motivados a desenvolver outras ações nesse sentido, motivando, treinando e tornando a equipe ainda mais unida e bem-sucedida.

Estas foram apenas 5 razões para você apostar na energia solar fotovoltaica em sua empresa. Outras vantagens surgirão, gerando ainda mais resultados e vida próspera ao seu empreendimento sustentável.

Se você gostou deste artigo, confira nosso e-book sobre os impactos da energia solar nos negócios e até a próxima.  

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo