Energia solar fotovoltaica
15 de maio de 2019

10 perguntas sobre energia solar mais recorrentes

Está pensando em investir no sistema fotovoltaico para o seu imóvel? Então, selecionamos algumas perguntas sobre energia solar que você precisa saber.

No post de hoje, selecionamos algumas perguntas sobre energia solar que recebemos dos leitores do blog e, também, de nossos clientes ainda na fase de orçamento.

Se depois de ler você ficar com outras dúvidas, colocamos um link no final para que entre em contato com a gente, combinado?

Vamos lá:

Perguntas sobre energia solar

1. Quais são os tipos de energia solar para imóveis?

Atualmente, existem dois tipos: a energia solar térmica e a fotovoltaica.

Sendo assim, a energia solar térmica é o sistema de aquecimento solar, que serve para esquentar a água de chuveiros, torneiras, piscinas e o, também, o próprio ambiente.

tipos de energia solar para imóveis como perguntas sobre energia solar

Sistema de energia térmica (aquecimento solar) instalado no telhado.

Por outro lado, a energia solar fotovoltaica é o sistema utilizado para gerar a própria energia elétrica do imóvel, tanto em locais que contam com o atendimento da concessionária da região, quanto em lugares remotos (nesse caso, uma bateria é utilizada para o armazenamento da energia produzida).

sistema de energia solar instalado em um telhado

Sistema de energia solar fotovoltaica.

2. Quantos anos dura um sistema de energia solar?

Essa é uma das principais perguntas sobre energia solar que recebemos. A boa notícia é que o sistema fotovoltaico dura muito tempo: em média, 25 anos, desde que esteja bem cuidado e os equipamentos sejam de qualidade.

Depois desse tempo, o sistema continua funcionando, mas com menor eficiência – a vida útil dos painéis solares pode chegar a 50 anos. Dessa forma, a cada ano, eles perdem uma porcentagem de eficiência até que essa vida útil acabe.

3. A energia solar funciona durante a noite?

Não, pois o sistema depende da radiação solar para produzir a energia. Então, na prática, durante a noite, o imóvel utiliza a energia da rede da distribuidora, e em locais onde não há a rede convencional, é preciso investir em bateria para o armazenamento.

A vantagem da energia solar é que, se o sistema produzir mais do que o imóvel consumir, esse excedente gera créditos em kWh (quilowatt-hora), que podem ser utilizados em até 60 meses – então, você pode aproveitar para utilizar esses créditos no período noturno.

4. Como é feita a manutenção da energia solar? É caro?

A manutenção é muito simples e acessível. De um modo geral, basta limpar as placas com água uma vez por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas por conta da falta de chuva.

Para conferir uma resposta mais completa para essas perguntas sobre energia solar que envolvem a manutenção do sistema, leia este post aqui.

5. Dá para escolher conectar a energia solar apenas em aparelhos específicos, como o ar condicionado?

Essa é uma das perguntas sobre energia solar que também são frequentes, mas a resposta é que não: o sistema fotovoltaico é conectado no quadro de energia do imóvel, então, toda energia produzida pelas placas será utilizada em tudo o que estiver conectado ao quadro.

6. Os painéis solares são resistentes a condições climáticas severas, como chuva de granizo?

Sim – desde que os painéis sejam de boa procedência e tenham sido instalados corretamente. Lembre-se: o barato pode sair caro.

7. Por que não dá para zerar a conta de energia com o sistema fotovoltaico ligado à rede?

Justamente porque o seu imóvel permanecerá conectado à distribuidora de energia da região. Além disso, a conta de energia também é composta por outros elementos, como a taxa de iluminação pública, por exemplo. Entenda melhor essas perguntas sobre energia solar e tarifa de energia neste post aqui. De qualquer modo, dá para você economizar até 95% em sua conta.

8. Quanto tempo leva para que a energia solar seja instalada no imóvel?

Depende da facilidade (ou dificuldade) de acesso ao local onde os painéis ficarão – normalmente, eles ficam no telhado. Mas, de forma geral, podemos dizer que leva de 1 a 2 dias para que a energia solar seja devidamente instalada em pequenas residências. Instalações maiores, em grandes comércios e indústrias, podem demorar mais semanas e até meses.

9. O que é preciso que o imóvel tenha para que seja instalado sistema fotovoltaico?

A energia solar funciona em todos os tipos de imóveis – casas, prédios, comércio, indústria, propriedade rural, etc.

O único requisito é que haja um local apropriado para a instalação dos painéis; ou seja, precisa ser aberto e ter a incidência solar durante a maior parte do dia. Os painéis podem ser instalados em telhados, lajes e em solo.

10. É possível monitorar o quando de energia elétrica o sistema fotovoltaico está produzindo no imóvel?

Sim, aliás, essa é uma das grandes vantagens da energia solar. Na prática, basta adquirir um inversor fotovoltaico que possa ser conectado à internet.

Inversor solar, também chamado de inversor fotovoltaico, é um dos componentes do sistema de energia solar.

Dessa forma, você terá acesso à produção de energia em tempo real a partir de seus dispositivos móveis, sem falar que é possível acompanhar o quanto está sendo consumido e saber em quais meses o sistema produziu mais ou menos energia.

Vale lembrar que todas essas perguntas sobre energia solar foram respondidas baseadas nas dúvidas de nossos leitores e clientes. Então, se você tem mais alguma questão não esclarecida, fique à vontade para entrar em contato conosco.

Aproveite e confira outras 10 perguntas sobre energia solar que já respondemos. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo