Sem categoria
17 de janeiro de 2018

4 decisões para o crescimento de uma produção rural

O crescimento de uma produção rural pode ser bem sucedido com a implantação de algumas decisões estratégicas. Confira as nossas dicas!

O ano novo já começou, e é hora de colocar em prática aquelas famosas metas também para o crescimento de uma produção rural. Elas são verdadeiras decisões estratégicas que ajudarão na rotina do campo, mas sem deixar a economia de lado.

Portanto, no post de hoje, listamos algumas boas ideias – e todas elas passam pela energia solar, um excelente investimento para o seu negócio no campo. Confira.

1. Iluminação solar

No quesito iluminação, a energia solar é uma decisão estratégica para o crescimento da produção rural. Afinal, o sistema fotovoltaico permite que a produção não fique inteiramente dependente da concessionária de energia – ou, ainda, que a propriedade se torne totalmente livre por conta das baterias de armazenamento, que são opcionais na aquisição do kit de energia solar.

Desse modo, a produção passa a produzir a própria energia, que pode ser utilizada para todos os aparelhos eletrônicos, a iluminação local, além da cerca elétrica, que muitas propriedades já estão implantando nas lavouras e nas estufas, e para prevenir a fuga do gado.

2. Irrigação solar

Esta é uma excelente decisão estratégica para o crescimento de uma produção rural, e um dos principais motivos que explicam o aumento da aquisição da energia solar no campo.

Utilizar a energia solar para irrigação reduz significativamente os custos da energia elétrica e do combustível utilizado para o bombeamento de água, principalmente quando é necessário captá-la de poços profundos.

Aliás, o bombeamento de água merece um capítulo à parte por conta da grande vantagem que a energia solar traz a esse sistema.

3. Bombeamento solar de água

Além de fornecer água para fins de irrigação ou para o gado, a bomba solar também pode fornecer água potável, sendo, portanto, uma excelente estratégia para o crescimento de uma produção rural.

Operar uma bomba solar é mais econômico justamente por ter um custo de operação e manutenção bem menor do que a convencional, movida a combustível, sem falar no menor impacto ambiental.

Dependendo do equipamento adquirido, é possível bombear mais de 8 mil litros de água ininterruptamente. Com toda essa força, a água é facilmente captada de poços freáticos e, também, de fontes mais superficiais, como reservatórios e rios. E o resultado não poderia ser melhor: plantio irrigado, propriedade com água e animais sem sede ‒ e tudo isso de uma forma limpa, sustentável e econômica.

4. Geração distribuída também contribui para o crescimento de uma produção rural

Outra grande decisão estratégica para o crescimento de uma produção rural é a adesão à chamada geração distribuída.

Nós já falamos sobre ela aqui no blog, mas vamos relembrar: a geração distribuída (GD) é regulamentada desde 2012, sendo que a sua Resolução Normativa mais atualizada é a de nº 687, de 2015.

Na geração distribuída, os consumidores passam a ser ativos na produção de energia elétrica a partir da instalação do sistema fotovoltaico em suas casas, comércios e na produção rural. Nesse caso, o sistema fica interligado à distribuidora da região.

A vantagem é que o consumidor não fica mais obrigado a comprar a energia da concessionária, pois ele mesmo passa a produzir. E no mês em que produzir mais do que gastou, o excedente fica em créditos em quilowatt-hora (kWh) na concessionária de energia, que podem ser utilizados por até 60 meses, reduzindo ainda mais a conta mensal (em alguns casos, praticamente zerando a conta).

Isso significa que a geração distribuída faz parte de todas as demais decisões estratégicas para o crescimento de uma produção rural em 2018, pois a economia já é imensa, e, ainda por cima, o produtor rural permanece com créditos para serem utilizados nos próximos meses – em períodos de chuva ou baixa radiação solar, por exemplo.

Gostou das dicas? Então, não espere mais: coloque todas essas decisões em prática com a produção de energia mais limpa, renovável e econômica que existe!

Para mais detalhes ou para tirar todas as suas dúvidas sobre como a energia solar pode fazer a sua produção rural crescer, fale com a gente. Até a próxima e tenha um ótimo ano!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo