Economia doméstica
5 de fevereiro de 2020

5 formas de economizar nos gastos em 2020

Só de ouvir falar nas palavras “gastos em 2020” você tem calafrios? Pois então é tempo de economizar – aliás,…

Só de ouvir falar nas palavras “gastos em 2020” você tem calafrios? Pois então é tempo de economizar – aliás, sempre é tempo!

E não pense que para iniciar uma rotina de hábitos mais econômicos será necessário fazer grandes cortes. Dependendo da sua situação, aqueles pequenos cortes e substituições podem fazer toda a diferença no final do mês e do ano.

Então confira 5 dicas essenciais para você economizar nos gastos em 2020 e terminar o ano no azul:

1. Reveja o valor de todas as suas despesas fixas e renegocie

Sabe aqueles R$ 20 a mais que você paga todo mês na conta de celular ou na de operadora de TV a cabo? Esses pequenos gastos em 2020 não precisam estar em seu orçamento financeiro!

Separe um dia para colocar no papel o valor de todas as suas despesas fixas, tais como:

  • Contas de telefone/celular;
  • Operadora de TV a cabo;
  • Internet;
  • Anuidade de cartões de crédito;
  • Aqueles extras nos planos de saúde que podem ser cortados (por ex: taxa de descontos em medicamentos – caso realmente você não utilize);
  • Tarifas bancárias;
  • Juros de financiamentos / dívidas.

Dos itens que constam em sua lista, o que pode ser renegociado para diminuir e até cortar o valor? Você pode se surpreender com a diferença que esses cortes farão no final de um ano inteiro.

Aliás, confira aqui 4 formas de não depender de serviços com impostos altos.

2. Invista num sistema de aproveitamento de água da chuva

Em épocas de longas estiagens pelo Brasil, seguidos de períodos de chuvas intensas, investir no aproveitamento da água da chuva é uma boa forma de economizar nos gastos em 2020.

E a boa notícia é que existem várias formas simples de coletar, armazenar e utilizar a água da chuva no imóvel. De um modo geral, é preciso instalar calhas no telhado e investir em uma cisterna de armazenamento (que possui diferentes tamanhos e não precisam ser aterrados) – e em alguns casos, uma bomba para conduzir a água pelo encanamento.

Essa água da chuva dá para utilizar na limpeza da casa, na máquina de lavar roupa, nas descargas dos sanitários, na irrigação do jardim e para completar até ⅓ da piscina. Imagine a economia!

Neste post aqui você confere detalhes sobre o funcionamento do sistema de aproveitamento de água da chuva.

3. Utilize transporte compartilhado

O mercado de transporte compartilhado vem crescendo pelo mundo – estima-se que até 2025 ele valha US$ 218 bilhões, segundo dados publicados pelo portal Gazeta do Povo.

Aumento da urbanização, tráfego intenso de veículos e a necessidade de economizar tempo em dinheiro sem ter um veículo particular são fatores que estimulam esse crescimento.

Então, que tal aderir a essa tendência para diminuir os gastos em 2020? Se tiver carro próprio, combine um esquema de divisão de gastos entre os colegas de trabalho para irem juntos. Se não tiver, utilize aplicativos de transporte compartilhado e divida entre os colegas.

Além disso, também considere pedalar mais, andar mais a pé e utilizar outros meios de transporte, deixando mais o seu carro na garagem.

4. Evite comer muitas vezes fora de casa para cortar gastos em 2020

Desenvolva o hábito de preparar as suas refeições em casa e levar marmitas para o trabalho. Isso faz toda a diferença em seu bolso e em sua saúde.

Existem vários sites e canais nas redes sociais que ensinam a se organizar nesse sentido, preparando refeições simples, fáceis de serem feitas e que podem ser congeladas para ir esquentando durante a semana toda.

Aliás, também dá para economizar gastos em 2020 ao reunir-se mais com os amigos nas casas uns dos outros. Não é para deixar de sair, mas para optar também por programas caseiros, mas igualmente divertidos, onde os gastos são menores e compartilhados.

5. Economize energia dentro de casa

Por fim, também dá para economizar muito nos gastos em 2020 diminuindo o consumo de energia elétrica no imóvel.

E as dicas são as mais simples:

  • Substitua as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED;
  • Deixe o ar-condicionado na temperatura de 23ºC (tenha paciência, o ambiente vai refrescar);
  • Diminua o tempo do banho (o chuveiro é responsável por 25% dos gastos com eletricidade);
  • Retire da tomada o que não estiver sendo utilizado (inclusive a cafeteira);
  • Aos poucos, troque os eletrodomésticos pelos modelos com selo A de eficiência energética;
  • Utilize a máquina de lavar roupas menos dias na semana, e, se possível, nos ciclos mais curtos.

 

E, por fim, invista em energia solar. Com o sistema fotovoltaico, você pode economizar até 90% na conta de energia. Confira aqui as 10 perguntas mais frequentes sobre energia solar e como ela pode fazer você economizar nos gastos em 2020 de forma surpreendente.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo