Energia solar fotovoltaica
16 de agosto de 2017

5 formas inteligentes de economizar energia em uma empresa

Economizar energia em uma empresa pode ser mais simples do que você imagina! Economizar energia em uma empresa significa que…

Economizar energia em uma empresa pode ser mais simples do que você imagina!

Economizar energia em uma empresa significa que cada detalhe, seja na rotina dos processos ou na aquisição de equipamentos, deve ser levado em consideração. E dentro de um dia a dia agitado e focado no resultado, nem sempre os diretores e gestores se atentam para isso.

Por isso, listamos, a seguir, 5 formas inteligentes para você diminuir a sua conta mensal, e uma delas, praticamente, zerará os seus gastos com energia empresarial. Vamos lá:

1. Substitua as lâmpadas

As lâmpadas de LED ganham no quesito durabilidade e resistência, pois emitem luz com menos consumo e podem chegar a 40 mil horas de vida útil. Além disso, não emitem grande quantidade de calor (o que faz com que se economize com ventiladores e ar-condicionado) e nem raios infravermelhos e ultravioletas, podendo ser recicladas após o descarte.

2. Regule a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado

Segundo especialistas, a temperatura ideal para utilizar o ar condicionado é 23ºC, para que o ambiente se resfrie sem forçar o equipamento. Com isso, a economia no consumo pode chegar a 50%. Outra dica para economizar energia em uma empresa é sempre fazer a limpeza do filtro e as manutenções periódicas, conforme orientações do fabricante.

Se a sua empresa ainda fizer uso de aparelhos com baixa eficiência energética, conforme o selo Procel, programe a substituição deles pelos aparelhos que tenham selo A.

3. Produzir a própria energia elétrica

Com várias linhas de crédito para o financiamento do sistema fotovoltaico para empresas, muitas delas já aderiram à produção da própria energia elétrica – o que significa, dentre outras vantagens:

  • Redução de até 95% no valor da conta mensal de energia;
  • Energia limpa e renovável, que pode se converter em uma estratégia de marketing para atrair o chamado consumidor consciente;
  • Aumento do valor de mercado da empresa;
  • Manutenção simples e eficiência mínima de 80% nos próximos 25 anos;
  • Possibilidade de novos investimentos por conta da significativa redução de despesas.

4. Aproveite a luz natural e invista na ventilação cruzada

Economizar energia em uma empresa também significa que você deve ficar atento aos detalhes de construção. Se o imóvel permitir reformas, com as devidas autorizações e vistorias de especialistas, invista na ventilação cruzada, que ajuda a diminuir os gastos com refrigeração.

Nesse sistema, janelas amplas e portas grandes sombreadas com aberturas para outras salas ventiladas facilitam a movimentação do ar nos ambientes. Também pode-se diminuir divisórias e unificar os espaços, ainda mais se forem pequenos. Não se esqueça de consultar um arquiteto para que as mudanças sejam executadas com segurança.

Outra solução que também ajuda na economia é utilizar tons claros nas paredes e no teto, que refletem melhor a luz artificial e, assim, reduzem o consumo de energia. Os melhores tons são os brancos, beges, amarelos claros e a cor gelo.

5. Conhecer os custos de produção ajuda a economizar energia em uma empresa

Dependendo do segmento, economizar energia em uma empresa também começa desde o levantamento dos custos de produção.

Por exemplo, uma empresa de software pode identificar quanto de energia é preciso para manter os computadores refrigerados; com isso, dá para adotar estratégias de redução de custos, como a adoção do sistema fotovoltaico, sem prejuízo para os equipamentos.

Economizar energia em uma empresa é mais que necessário; é fundamental para que ela cresça de forma sustentável e se firme em tempos incertos. Por isso, comece agora mesmo a adotar essas medidas em seu negócio.

Se interessou pelo sistema fotovoltaico de produção de energia solar? Preparamos um post espacial para você saber qual é a média de ROI em empresas que adotam essa tecnologia. Até a próxima.10

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo