Sustentabilidade
10 de janeiro de 2019

5 mudanças para começar o ano com estilo de vida mais sustentável

Ter um estilo de vida mais sustentável precisa fazer parte de suas metas de ano novo. Comece por essas cinco mudanças simples e veja os resultados!

Mais um ano se inicia, e, com ele, a oportunidade de fazermos diferente e levarmos um estilo de vida mais sustentável. Mas por que temos essa necessidade?

Simples: a sustentabilidade é a grande arte de viver e interagir com o mundo, de modo que o meio ambiente e os recursos naturais sejam preservados para que seus filhos, netos, os filhos dos seus netos e as demais gerações possam usufruir. É viver não pensando somente em si, mas tendo o sentimento de que estamos em uma grande comunidade. E essa é uma questão simples, e, ao mesmo tempo, complexa, não é mesmo?

Bom, mas tudo tem um início e, para te ajudar, listamos 5 mudanças simples que você pode fazer em seu dia a dia, mas que fazem grande diferença e vão de encontro a uma vida mais sustentável. Acompanhe!

1. Desapegue de roupas e objetos em excesso

Que tal começar a mudança dentro da sua casa para ter uma vida mais sustentável? Respire fundo, abra seus armários, gavetas e desapegue de roupas e objetos inutilizados e que não servem. Você pode vendê-los e também doar a quem precisa. Acredite: isso faz muito bem a você, ao seu espaço e a vida de outras pessoas.

E aqui vai uma dica: não é porque o seu armário está “vazio” que você precisa enchê-lo novamente! Passe um tempo consigo mesmo conhecendo o seu estilo pessoal, monte o seu guarda-roupa apenas com peças que você realmente se sinta bem e sempre que for comprar algo novo, pratique o desapego de outra peça. Em tempos de desperdício e consumo sem limites, menos é mais!

2. Substitua as sacolas plásticas por sacolas de tecido e caixas

Essa medida é tão simples e causa tanto efeito positivo que vale a pena ser colocada aqui. Segundo o Ministério de Meio Ambiente (MMA), anualmente, os brasileiros consomem cerca de 1,5 milhão e sacolinhas plásticas por hora.

Além do descarte muitas vezes incorreto, as sacolinhas plásticas têm alto custo ambiental de produção, pois são utilizados recursos naturais não-renováveis (como petróleo ou gás natural), além de energia, água, emissão de gases tóxicos e liberação de efluentes.

Então, que tal parar de utilizar as sacolas plásticas que são fornecidas em mercados, feiras, padarias e passar a levar sacolas de tecido, caixas ou recipientes de vidro – caso a compra seja feita a granel? Já dá para calcular a quantidade de plástico que deixará de entrar todos os meses e anos em sua casa, não é mesmo?

3. Tenha a sua própria caneca no local de trabalho

Outra atitude simples para começar o ano com estilo de vida mais sustentável é substituir o uso de copos descartáveis no trabalho pelo seu próprio copo ou caneca – e, claro, incentivar seus colegas a fazerem o mesmo.

Além da economia financeira que a empresa faz, o meio ambiente também agradece. Agora, imagine se todas as empresas da sua região fizessem o mesmo: o impacto positivo seria ainda maior e toneladas de plásticos deixariam de ser descartados pela cidade – e por seus rios.

Aproveite e também deixe de consumir copos plásticos em outros estabelecimentos, como consultórios, academias, lanchonetes, etc. Atualmente, já existem no mercado copos feitos de materiais recicláveis que você pode levar na bolsa e utilizar quando não houver alternativa ao de plástico.

4. Produza a própria energia com o sistema fotovoltaico

Um estilo de vida mais sustentável também tem tudo a ver com manter o conforto, mas sem que isso implique em desperdício. E a energia solar é um grande exemplo de como você pode continuar utilizando seus aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos em sua casa, mas utilizando uma energia que é fonte de um recurso natural renovável, como é o caso do Sol.

Na prática, o sistema fotovoltaico pode te fazer economizar até 95% em sua conta de energia, e você passa a ter total ciência do quanto o sistema está gerando de eletricidade e o quanto a sua casa está consumindo – o que te faz ter noção dos dias em que precisa economizar mais, para que essa economia se reflita ainda mais na conta.

Neste post aqui você vai conhecer outros 5 fatos que vão te convencer a investir em energia solar em 2019.

5. Aproveite a água da chuva para um estilo de vida mais sustentável

Por fim, o seu estilo de vida ficará mais sustentável ao captar e utilizar a água da chuva em sua casa. O sistema é muito simples e fará você economizar, e, ainda, fazer um bem ao meio ambiente.

Na prática, você pode utilizar essa água pluvial para finalidades não potáveis, tais como:

  • Banheiros: descarga de vasos sanitários e mictórios.
  • Limpeza: lavagem de carros, fachadas e pisos.
  • Área de serviço: máquina de lavar roupas.
  • Jardim: irrigação.
  • Piscinas: a água da chuva pode ser complementada em até 1/3 do volume total de água da piscina.

Neste post aqui a gente explica mais detalhes sobre esse sistema.

E então? Preparado para começar o ano diferente e com uma vida mais sustentável e equilibrada? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para inspirar seus amigos a fazerem o mesmo! Quanto mais pessoas se unirem em prol da sustentabilidade, mais qualidade de vida teremos.

Aproveite e conheça, também, 4 formas de não depender de serviços com impostos altos. Até a próxima!

 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo