Energia solar fotovoltaica
12 de julho de 2017

5 tipos de indústrias que se beneficiam com a energia solar

É possível aumentar o faturamento com o investimento! Sem dúvida, a sustentabilidade tem se tornado, cada vez mais, um grande…

É possível aumentar o faturamento com o investimento!

Sem dúvida, a sustentabilidade tem se tornado, cada vez mais, um grande diferencial no mercado econômico, incluindo no da indústria. Dessa forma, empresas que utilizam a energia solar em seus processos produtivos estão mais valorizadas no mercado. Isso sem falar na visibilidade comercial que se ganha com a preocupação com o meio ambiente e, também, com a grande economia gerada, pois produzir a própria eletricidade pode, praticamente, zerar a conta de energia mensal em alguns casos.

No post de hoje, portanto, listamos 5 tipos de indústrias que se beneficiam com a energia solar. Confira.

1. Indústria mecânica

As indústrias de bens intermediários, como a mecânica – seja na produção de máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc. – são fortemente beneficiadas com o uso da energia solar. Isso porque elas dependem da eletricidade para que grandes máquinas auxiliem na fabricação dos produtos e materiais, resultando em valores verdadeiramente altos e que consomem grande parte do faturamento.

Além da possibilidade de reduzir esses gastos, outro benefício do sistema fotovoltaico para as indústrias é a possibilidade de monitoramento em tempo real da quantidade de energia elétrica que está sendo produzida por meio da irradiação solar. Isso se traduz na tomada de medidas eficazes para reduzir cada vez mais o consumo energético e tornar os produtos ainda mais valiosos no mercado.

2. Indústria farmacêutica

De uma forma geral, uma indústria farmacêutica precisa de um grande investimento em energia elétrica para a segurança dos próprios medicamentos produzidos. Afinal, é preciso utilizar máquinas e diversos aparatos, e, se durante esse processo acabar a energia, a interrupção pode prejudicar a produção, e a reação dos materiais, inclusive, prejudica a utilização dos filtros que evitam contaminações, além da adequada refrigeração.

Portanto, esse é um dos tipos de indústrias que se beneficiam com a energia solar, tanto por conta da grande economia (custo de produção menor, preço do medicamento mais barato para o consumidor final) quanto pela possibilidade de adotar um sistema que utiliza baterias que armazenam o excedente produzido. Isso significa que, se acabar a luz na energia elétrica da concessionária, a indústria continuará funcionamento normalmente.

3. Indústria moveleira

As de bens duráveis, como a de fabricação de móveis, também são indústrias que se beneficiam com a energia solar. Afinal, nem todas as fábricas contam apenas com maquinários modernos; em algumas delas, podem existir equipamentos mais antigos e que demandem mais energia elétrica, atingindo em cheio o faturamento mensal.

Portanto, o sistema fotovoltaico também é ideal para promover um equilíbrio nas contas e a possibilidade de novos investimentos, incluindo, aqui, a modernização da própria fábrica.

4. Indústria alimentícia

Assim como na farmacêutica, a alimentícia também é uma das indústrias que se beneficiam com a energia solar por conta desta facilitar o processo de produção e evitar que falte eletricidade nas máquinas e demais setores, prejudicando a manipulação dos componentes químicos e dos alimentos.

E mesmo que você não opte pela utilização de baterias para o armazenamento do excedente, sendo o sistema, portanto, ligado à concessionária, ainda assim é possível utilizar todo o excedente produzido, o que significa uma excelente redução de gastos, principalmente em dias nublados. Com custos de produção mais baratos, aumentam as possibilidades de investimentos e inovação no empreendimento.

5. Indústria de vestuário

Setor que cada vez mais está atento ao aumento da quantidade do chamado consumidor consciente, que leva em consideração as formas de produção mais sustentáveis, esse é outro exemplo das indústrias que se beneficiam com a energia solar em duas frentes:

  • Marketing verde: utilizando uma energia limpa e renovável, o marketing da empresa pode se voltar para esse argumento, atraindo e fidelizando o consumidor consciente.
  • Valorização do empreendimento: com o aumento e a fidelização dos clientes por conta de ações sustentáveis, a indústria se valoriza no mercado, inclusive no de ações.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos de indústrias que se beneficiam com a energia solar. Todos os demais setores também contam com grandes vantagens e um excelente retorno sob o valor investido.

E falando em investimento, preparamos um post especial com 9 opções de financiamentos em energia solar disponibilizadas por instituições financeiras e agências fomentadoras de crédito a pessoas físicas e jurídicas. Confira, e até a próxima. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo