Blog da Dusol

18
abr

Utilizar energia solar no campo é um excelente investimento para a rotina na produção rural, pois contribui para aumentar a produtividade, elevar o padrão de qualidade e garantir melhorias em toda área no entorno – isso sem falar que torna o trabalho mais sustentável e ambientalmente correto.

Listamos, a seguir, 6 tipos de equipamentos de energia solar no campo para você compreender todas as vantagens que essa tecnologia limpa e renovável pode proporcionar. Acompanhe.

1. Sistemas de bombeamento solar

As bombas solares são um tipo especial que podem ser conectadas diretamente aos paneis solares. Esses sistemas são, em consequência, bem mais vantajosos do que adaptar as bombas convencionais para receber a energia solar.

Dependendo da capacidade do modelo adquirido, pode-se bombear mais de 8 mil litros de água sem interrupção, o que gera um melhor custo-benefício em relação aos métodos tradicionais de bombeamento.

2. Aquecimento solar

Um grande problema enfrentado pelo campo está em relação à queda de energia, muitas vezes, por conta das condições precárias da rede e a disponibilidade de carga.

Nesse caso, equipamentos usados para aquecer água, seja para consumo humano ou para outros processos na produção, necessitam de uma potência maior. Mas com a energia solar no campo, o aquecimento é barateado por conta dos coletores solares, que não gastam com a eletricidade convencional, aliviando a rede.

Entenda, neste post, como funciona o sistema de aquecimento solar.

3. Energia solar fotovoltaica conectada à rede

Se a propriedade rural já estiver conectada à rede de distribuição de energia da região, então, a energia solar fotovoltaica pode reduzir em até 95% os gastos na conta mensal.

Além disso, o investimento na instalação tem um retorno de médio e longo prazo, dependendo da capacidade de produção adquirida, e, após pago, o produtor pode utilizar todo o dinheiro da redução da conta para outros investimentos em sua propriedade, pois a manutenção preventiva do sistema é muito simples de ser feita.

4. Postes solares

Em áreas em que não há rede de energia elétrica e é preciso ter iluminação, a energia solar é uma excelente alternativa e, desse modo, os postes solares são a melhor opção.

Como eles funcionam com a energia solar e possuem uma bateria de armazenamento da energia captada, os postes solares podem funcionar por 2 ou 3 dias seguidos sem sol.

5. Energia solar fotovoltaica isolada

Devido aos altos custos dos bancos de bateria, utilizar a energia solar no campo de forma isolada, ou seja, sem que seja ligada à concessionária da região, é uma solução pouco usada, mas, ainda assim, pode ficar mais barata do que os custos de instalar uma rede.

Esses sistemas são capazes de fornecer toda a energia necessária para a fazenda. Nesse caso, o investimento é alto, então, é importante se preparar financeiramente até que você alcance o ROI.

6. Cerca elétrica movida à energia solar no campo

Por fim, a cerca elétrica movida à energia solar é um sistema isolado apenas para abastecê-la e, portanto, é um investimento barato e que vem sendo muito utilizado nas propriedades rurais Brasil afora.

Gostou de saber que existem excelentes equipamentos movidos à energia solar no campo, cujos investimentos compensam na economia? Então, não deixe de considerar incluí-los em sua propriedade.

Se ficou com alguma dúvida ou queira solicitar um orçamento grátis, clique aqui e entre em contato conosco. Até a próxima.

Comentários