6 soluções sustentáveis de mobilidade urbana

6 soluções sustentáveis de mobilidade urbana

A discussão sobre mobilidade urbana é algo já corriqueiro para quem mora nas grandes metrópoles. O desenvolvimento das cidades aumenta todos os dias e tópicos como a capacidade de cada pessoa se locomover com infraestrutura e segurança, o tempo de deslocamento e a emissão de gases poluentes por veículos estão cada vez mais em evidência. […]

A discussão sobre mobilidade urbana é algo já corriqueiro para quem mora nas grandes metrópoles. O desenvolvimento das cidades aumenta todos os dias e tópicos como a capacidade de cada pessoa se locomover com infraestrutura e segurança, o tempo de deslocamento e a emissão de gases poluentes por veículos estão cada vez mais em evidência.

Segundo relatório da The Lancet Commission on Pollution and Health, mais de 70 mil pessoas faleceram em 2015, devido a doenças causadas pela poluição. Isso está relacionado ao aumento de poluentes liberados por veículos, lançados diariamente na atmosfera.

Para mudar este cenário, é necessário o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis, tornando a mobilidade nas grandes cidades mais eficiente e garantindo uma maior qualidade de vida para a população. Pensando nisso, trouxemos para você 6 sugestões sustentáveis de mobilidade urbana para ajudar no seu dia a dia.

1 – Adesão ao metrô e ampliação de linhas

Uma ótima solução de mobilidade é o transporte metroviário. Embora gere um custo elevado para as prefeituras, este transporte é uma excelente solução para os problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades. Os trens metroviários utilizam a tecnologia para se locomoverem com rapidez e eficiência, gerando menos congestionamentos e emissão de gases e fazendo com que os usuários ganhem agilidade no tempo de deslocamento.

Veja também: Qual o papel da tecnologia nas cidades inteligentes?

Além disso, o sistema de transporte metroviário é importante para quem vive em regiões mais distantes dos centros das cidades. Ao implementar os sistemas de integração com linhas de ônibus e vagões exclusivos para bicicletas, as prefeituras geram um transporte mais flexível e acessível para toda a população.

2 – Utilizar mais as bicicletas

Solução de transporte antiga, mas que cada vez mais têm ganhado espaço nos corações das grandes cidades. As bicicletas permitem uma locomoção ágil para o usuário, alinhando economia e qualidade de vida em um único transporte.

Seu uso, cada vez mais comum, tem crescido de forma gradativa. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo na maior metrópole da América Latina.

As opções de bicicletas disponíveis no mercado são diversas, seja para o uso cotidiano, para o esporte ou trabalho, você consegue alinhar uma de acordo com a sua necessidade. E para quem não deseja investir em uma própria, existem empresas que disponibilizam o aluguel destas, permitindo maior acessibilidade nos centros urbanos.

3 – Mudança nas jornadas de trabalho

Algo que se popularizou bastante durante a pandemia foi a flexibilização dos horários de trabalho nas empresas e cidades. Com a incorporação dos sistemas híbridos de trabalho – alternando entre presencial e home office –, uma mudança na locomoção pode ser percebida, principalmente nos horários de pico.

As empresas que buscam privilegiar a qualidade de vida de seus colaboradores atestam que a flexibilidade de horário vem gerado bons resultados em produtividade, visto que o tempo no trânsito se torna menos cansativo. É uma vantagem dupla, se considerarmos que ao diminuir o impacto no trânsito também diminuímos a emissão de gases na atmosfera.

5 passos para tornar o seu negócio sustentável

4 – Transportes alternativos

Já citamos alguns exemplos disso neste texto, como a adesão ao metrô e o uso de bicicletas, mas explorar o transporte alternativo é uma solução não somente eficaz para os problemas de mobilidade urbana, como também garante uma variedade de opções.

Muitos trabalhadores têm deixado cada vez mais os seus carros em casa para aderir a sistemas alternativos, como o compartilhamento de carona entre colegas, gerando menores custos de combustível, companhia no trajeto casa/trabalho, e um menor impacto ambiental. Além disso, hoje existem empresas que trabalham com este tipo de serviço, seja de carros por aplicativo, ou caronas colaborativas.

5 – Combustíveis menos poluentes

Além de gerar cada vez mais congestionamentos, trajetos mais longos e perda da qualidade de vida para a população, o uso de automóveis está diretamente atrelado a emissão de carbono na atmosfera. Essa realidade está se agravando cada vez mais, visto as recentes mudanças climáticas geradas em decorrência do efeito estufa.

Nas grandes cidades essa situação é ainda mais alarmante, visto que cada vez mais ilhas de calor estão surgindo, gerando desequilíbrio ambiental e poluição. Isso afeta não somente na preservação ambiental, como na saúde da população.

A solução para esse problema está na geração de combustíveis não poluentes, deixando os mais poluentes como os de geração fóssil de lado e aderindo a fontes mais sustentáveis, como os biocombustíveis produzidos à base de óleos vegetais, etanol e biomassa.

Veja mais: Por que as fontes renováveis são o futuro energético?

6 – Veículos elétricos

A melhor opção para você que deseja adaptar a sua realidade de locomoção sem abandonar o veículo pessoal, os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Alinhando tecnologia e sustentabilidade, estes veículos trazem inovação para o cenário urbano, gerando menos poluição e agregando cada vez mais conforto na vida de seus usuários.

Segundo o artigo da Summit Mobilidade Urbana do Estadão, este modelo de veículo é visto com bons olhos por especialistas das áreas de mobilidade urbana e sustentabilidade, seja pela sua eficiência durante os congestionamentos, ou pelo uso de energia não poluente ao invés de combustíveis fósseis que emitem gases na atmosfera.

Embora ainda não estejamos próximos do cenário ideal, hoje no Brasil já possuímos modelos excelentes para o uso cotidiano. Veja o nosso post, onde trazemos uma lista com os 10 melhores modelos de carros elétricos atuais no mercado brasileiro.

Veja mais: Mobilidade urbana elétrica: para onde estamos indo?

Essas foram algumas dicas de como adaptar o cenário de mobilidade urbana no Brasil de forma sustentável. Ainda temos desafios pela frente, mas estamos caminhando rumo ao futuro sustentável do planeta.

Se você gostou do conteúdo, veja como otimizar o seu negócio implementando o ESG.

Boa leitura, e até a próxima!

Redator publicitário na Dusol Engenharia. Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário IESB. Escritor, leitor voraz, espiritualista e nerd viciado em X-Men. Acredita no poder da diversidade no desenvolvimento de um mundo melhor.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo