Energia solar fotovoltaica
19 de março de 2020

A energia solar em Goiás

Atualmente, a energia solar em Goiás corresponde a 0,3% da matriz energética do estado. Esse número vem crescendo devido à…

Atualmente, a energia solar em Goiás corresponde a 0,3% da matriz energética do estado. Esse número vem crescendo devido à abertura das linhas de financiamento ampliadas para o incentivo desse tipo de projeto. Além disso, há também a redução no custo dos investimentos para aquisição e implantação das usinas de geração de energia fotovoltaica.

Contudo, esse número ainda representa uma parcela muito pequena da geração de energia elétrica de Goiás. Em termos percentuais, esse valor se torna irrelevante. Antes, um dos principais gargalos era o alto custo de investimento e a falta de informação sobre energia solar e seus benefícios para Goiás. No entanto, as linhas de financiamento disponíveis estão fomentando o mercado cada vez mais.

Ainda assim, Goiás vem sendo apontado como um dos estados brasileiros com maior potencial de expansão de energia solar fotovoltaica. Isso porque o estado possui uma das maiores taxas de irradiação solar do país. Consequentemente, isso torna os projetos goianos pautados nesse tipo de energia renovável mais atrativos.

Projetos de energia solar em Goiás

Os últimos problemas nacionais relacionados à energia elétrica fizeram com que os governantes repensassem a matriz energética brasileira e Goiás tem sido liderança no incentivo da energia solar. O estado goiano criou iniciativas que visam o fomento de fontes energéticas sustentáveis, para que sejam integradas à sua matriz hidráulica.

Em 2017, foi lançado o Programa Goiás Solar, uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Goiás com a Absolar. Essa ação foi desenvolvida a fim de acelerar o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica no estado. O projeto oferece para pessoas físicas e jurídicas, tanto da zona urbana quanto da rural, financiamentos e outras facilidades para geração de energia solar.

Goiás também é um dos pioneiros a implantar sistemas de geração de energia solar em moradias de interesse social. O projeto social Casa Solar, executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), promove o uso de novas tecnologias para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos habitacionais populares. Como resultado, incentiva também a inclusão social com moradias dignas e de qualidade para as famílias. 

Outro projeto do Governo do Estado de Goiás é a instalação de uma usina fotovoltaica em São João d’Aliança, no Nordeste do estado. Com investimento de aproximadamente R$ 8 bilhões, a usina poderá ser a maior produtora mundial de energia solar.

Dados sobre a energia solar no Brasil

Neste mês de março, a Absolar atualizou os dados sobre a geração de energia solar no Brasil. No ranking estadual sobre a Geração Distribuída, Goiás aparece em 7º lugar, com potência instalada de 94,6 MW. Isso corresponde a 4,2% de toda produção brasileira. 

No ranking municipal. a capital Goiânia aparece em 6º lugar, com potência instalada de 18,2 MW. Brasília, por sua vez, aparece em 4º lugar, com potência instalada de 24,0 MW.

Fonte: http://www.absolar.org.br/infografico-absolar-.html

Agora que você sabe mais sobre a energia solar em Goiás, que tal bater um papo com a Yellot? Entre em contato conosco. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo