CHECKLIST: você pode instalar energia solar na sua empresa?

Tem dúvidas sobre instalar energia solar em sua empresa? Então, esclareça todas elas em nosso checklist!

Instalar energia solar em sua empresa é, certamente, um grande investimento com retorno garantido. Afinal de contas, dependendo da capacidade de produção instalada, pode-se, praticamente, zerar a conta mensal de energia que, como sabemos, vem sofrendo reajustes atrás de reajustes.

Apesar disso, algumas dúvidas surgem a respeito da instalação do sistema, por isso, preparamos um checklist com perguntas básicas que vão lhe ajudar a se preparar para a fase de orçamento e a tomada de decisão. Acompanhe.

Checklist para instalar energia solar na sua empresa

  1. Os gastos com conta de energia são um problema? Se sim, vale a pena realizar um orçamento em uma empresa especializada em energia solar para saber o quanto você pode economizar com o sistema.
  2. Há telhado/cobertura disponível? O telhado ou uma cobertura precisam ter capacidade para receber as placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação da irradiação solar.
  3. Existem edifícios que limitam a incidência solar na cobertura? O ideal é que as placas solares permaneçam em locais que tenha incidência direta da luz do Sol, para que consigam captar o máximo de energia para a sua empresa.
  4. A sede da empresa é própria ou é alugada? Se o local for seu e funcionar em um prédio, verifique essa possibilidade mediante as regras do condomínio. Se for alugado, verifique, também, com o proprietário do imóvel.
  5. A sua empresa está em um local com grande incidência de falta de energia? Se sim, considere fortemente utilizar o sistema fotovoltaico com uma bateria de armazenamento da energia produzida. Certamente, o investimento terá o devido retorno com o aumento da sua capacidade de produção. E por falar nisso:
  6. Já calculou a média de ROI da energia solar? Com base no orçamento, você consegue realizar um cálculo simples para saber em quanto tempo o sistema estará pago e começar a obter o retorno desse valor.
  7. A empresa precisa de um reforço no marketing? O chamado Marketing Verde está em alta, e adotar um sistema renovável de eletricidade certamente elevará o valor da sua marca no mercado e impactará na percepção dos seus clientes.
  8. A equipe está desmotivada? Pessoas que trabalham em empresas com responsabilidade socioambiental se tornam mais engajadas e motivadas – inclusive, colocando em prática outros projetos sustentáveis.
  9. Você conhece os cuidados com a manutenção do sistema? Existe tanto a manutenção corretiva, caso ocorra danos no sistema, quanto a manutenção preventiva, que pode ser feita por você mesmo, já que é simples e ajuda a prevenir danos.
  10. Já sabe quais dúvidas tirar antes de decidir com qual empresa instalar energia solar? Além das dúvidas sobre o seu caso específico, também se atente à garantia dos produtos do kit, da fabricante do painel e do inversor, da equipe que instalará e como se dará a conexão do sistema com a concessionária de energia da sua região.

E então, depois desse checklist, você está preparado para instalar energia solar na sede da sua empresa? Se ainda tem outras dúvidas sobre isso ou já queira solicitar o seu orçamento gratuitamente, fale agora mesmo com os consultores da Dusol Engenharia Sustentável e até a próxima. 

Carlos Bouhid
Diretor Administrativo da Dusol Engenharia Sustentável.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo