Chegou a hora de investir em energia solar

Quer investir em energia solar para a sua casa, empresa ou propriedade rural? Então, a hora é agora!

Investir em energia solar é algo que deve ser colocado em sua lista de prioridades – já que até elencamos alguns motivos a nível nacional, lembra?

Hoje, vamos falar especificamente de alguns fatores que dizem respeito ao seu bolso, provando que é possível, sim, se planejar e instalar o sistema fotovoltaico em sua casa, empresa ou propriedade rural. Acompanhe.

1. O custo dos equipamentos caiu

Sim, o custo dos equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico caiu 50% no país nos últimos dois anos, conforme amplamente divulgado pela mídia.

Dentre outros fatores, essa queda dos preços ocorreu por conta do aumento dos investimentos na geração da energia solar, tanto pelos próprios consumidores quanto por conta de projetos de usinas de grande porte.

A tendência é que os preços continuem estáveis – cenário já encontrado no mercado exterior, embora possa haver flutuação por conta da variação cambial, já que a maioria dos equipamentos é importada.

2. As linhas de financiamento estão com ótimas condições

Já existem várias linhas de financiamento para que pessoas físicas e jurídicas possam investir em energia solar. Um exemplo é o FCO Empresarial, uma linha de financiamento do Banco do Brasil para a região Centro-Oeste, que oferece taxas mais baixas a produtores rurais, empresas e indústrias dos setores mineral, agro, turismo, comércio e de infraestrutura econômica.

Isso é possível por conta do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), cujos prazos de pagamento e as taxas são bem mais acessíveis.

Também existem linhas de financiamento para pessoas físicas, conforme já vimos. Então, devido ao cenário de incerteza política do país, aproveite que ainda existem créditos para investir em energia solar a juros bem atraentes.

3. A conta de energia vai aumentar

Você já deve estar até acostumado a ver que, em meio a um ou outro anúncio de queda da tarifa de energia, outras dezenas de notícias divulgando o aumento na fatura chegam a nós.

Em 2017, por exemplo, a conta de luz chegou a ficar 30% mais cara, e basta uma rápida pesquisa para saber que, em 2018, os aumentos continuam, muito por conta das bandeiras tarifárias.

Aliás, sobre esse assunto e para entender o porquê de tanto aumento e da urgente necessidade de investir em energia solar, leia esse post.

4. Existem muitas vantagens ao investir em energia solar

Por fim, investir em energia solar traz muitas vantagens para o seu orçamento familiar e profissional. Eis algumas delas:

  • Possibilidade de zerar a sua conta de energia, pois a economia pode chegar a 95%.
  • A economia é imediata. Assim que o sistema for instalado, ele já começa a produzir energia solar, e você consegue acompanhar em tempo real o nível de produção.
  • O tempo de retorno sob o investimento para sistemas financiados pelo FCO fica entre 2 e 6 anos, o que é considerado uma ótima forma de investimento.
  • A manutenção do sistema fotovoltaico é muito simples (saiba melhor), e a vida útil do sistema é alta: 25 anos em sua potência máxima – mesmo após esse período, a tecnologia continua garantindo uma boa produção.
  • Se você é empresário, pode se beneficiar da chamada geração compartilhada, se reunindo com outros empresários para, juntos, investirem em um sistema para abastecer a todos.
  • Se você tem dois imóveis em seu nome, como um apartamento e uma casa de praia, por exemplo, também pode utilizar um único sistema para abastecer as duas localidades – o que também é uma economia e tanto.

E então? Se convenceu de que investir em energia solar é a melhor escolha a ser feita no momento? Para tirar qualquer dúvida a respeito desse tema e solicitar um orçamento sem compromisso, fale com a gente e até a próxima!

Carlos Bouhid
Diretor Administrativo da Dusol Engenharia Sustentável.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo