Energia solar fotovoltaica
25 de julho de 2018

Como adotar a energia solar para supermercados?

A energia solar para supermercados é perfeitamente possível e traz excelentes retornos para o negócio.

Adotar a energia solar para supermercados é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos para o negócio. Afinal de contas, a eletricidade é a base de todo o funcionamento do local, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um post com informações bem práticas e úteis sobre esse tema para você saber porque chegou a hora de instalar o sistema fotovoltaico em seu supermercado – e como fazer isso.

Por que compensa instalar energia solar no supermercado?

Só quem lidera um supermercado sabe os altos custos para mantê-lo e, ainda, fazê-lo crescer. E em relação a energia elétrica, as despesas são altas por alguns motivos:

  • A iluminação, que permanece ligada durante o dia inteiro e parte da noite;
  • O sistema de climatização, cujo consumo aumenta com muitas pessoas transitando no local – sem falar das portas abertas que proporcionam a troca de calor com o ambiente externo;
  • Manter todos os equipamentos eletrônicos em funcionamento, como computadores, internet, telefonia, câmeras de segurança, verificadores de preço, sonorização, etc.;
  • O sistema de refrigeração de frios e congelados, além dos fornos elétricos.

E se não dá para retirar nenhum item dessa listagem, como economizar na conta de energia? A solução está no céu – e no teto do seu empreendimento.

Adotar energia solar para supermercados garante a instalação de um sistema verdadeiramente potente pelo simples fato de o local contar com uma grande área de cobertura – perfeito e pronto para receber o sistema.

Com o sistema fotovoltaico, você pode economizar até 95% na conta de energia, dependendo da potência instalada. Além disso, o ROI é garantido, pois o sistema é totalmente pago em poucos anos – e a vida útil dos painéis solares dura cerca de 25 anos em sua capacidade máxima (e continuará funcionando depois desse período).

Além disso, eis outros motivos da adoção da energia solar para supermercados:

  • O custo dos equipamentos caiu 50% aqui no Brasil nos últimos dois anos, o que reflete diretamente no orçamento do sistema.
  • Existem várias linhas de financiamento disponíveis – falaremos sobre elas mais adiante.
  • A conta de energia tende a aumentar (o que não é surpresa para ninguém, ainda mais para os empresários, não é mesmo?). Entenda melhor neste post.
  • Além da economia na conta, com a energia solar instalada em seu supermercado, você consegue fortalecer as ações de marketing e endomarketing, elevando o valor de mercado e atraindo o chamado consumidor consciente.

“Tudo bem”, você pode pensar. “Realmente adotar a energia solar para supermercados parece ser um bom investimento – mas será que alguém já fez isso aqui no Brasil?”.

Sim, e esse exemplo fica em Goiânia.

Energia solar em supermercado de Goiânia

Em junho de 2017, o supermercado da rede atacadista Assaí instalou em sua cobertura mais de 2,8 mil placas solares em uma área de 8 mil metros quadrados – o que foi considerado como a maior usina solar urbana do Brasil.

O sistema gera cerca de 1.500 MWh (megawatts-hora), capaz de cobrir 40% do consumo de energia do supermercado – representando uma economia que cobre os gastos com o sistema de ar-condicionado e de iluminação de todo o empreendimento.

E não pense que os custos de manutenção do sistema são elevados, pelo contrário. Aliás, toda a manutenção preventiva e a limpeza das placas é feita pela equipe Yellot.

Por onde começar: checklist de energia solar para supermercados

  • Pegue as últimas 12 contas mensais de energia do supermercado, anote a média de consumo mensal e o valor médio que você gasta para manter o negócio funcionando durante 1 ano.
  • Leia esse post sobre ROI de energia solar para ter uma noção de como o cálculo é feito e, ainda, ter a certeza de que é um investimento com retorno garantido.
  • Saiba como é feita a manutenção do sistema fotovoltaico.
  • Conheça as linhas de crédito disponíveis para empresas instalarem energia solar. Se o seu supermercado fica em Goiás, vale a pena conhecer o Programa Goiás Solar. O tempo de retorno sob o investimento para sistemas financiados pelo programa fica entre 2 e 6 anos, o que é considerado uma ótima forma de investimento.
  • Saiba como escolher uma empresa de energia solar para evitar cair nas mãos daquelas despreparadas ou duvidosas. Esse post aqui vai te ajudar.
  • Empresa escolhida, um orçamento será feito com base no estudo do local e de outras variáveis que ajudam a definir a potência a ser instalada para oferecer o melhor custo-benefício para o seu supermercado.
  • Equipamento instalado e funcionando, é hora de criar várias estratégias de marketing para você conquistar ainda mais clientes e ter o retorno sob o investimento ainda mais rápido.

Depois de tanta informação, deu para perceber que adotar a energia solar para supermercados pode elevar ainda mais o valor de mercado do seu negócio, não é mesmo? Se você ficou com alguma dúvida sobre o que a energia solar para supermercados pode fazer pelo seu empreendimento, é só clicar aqui e conversar com um de nossos consultores. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo