Como economizar energia durante uma quarentena?

Em todo lugar a mensagem é a mesma: fique em casa. E o isolamento social, como consequência, aumenta o fluxo de pessoas dentro de uma casa. O que significa mais gasto de energia elétrica. Então agora, mais do que nunca, é preciso aprender como  economizar energia durante uma crise.  Além da quarentena, precisamos ter também […]

Em todo lugar a mensagem é a mesma: fique em casa. E o isolamento social, como consequência, aumenta o fluxo de pessoas dentro de uma casa. O que significa mais gasto de energia elétrica. Então agora, mais do que nunca, é preciso aprender como  economizar energia durante uma crise. 

Além da quarentena, precisamos ter também uma série de cuidados sanitários a fim de evitar o contágio com o vírus. Isso resulta em mais banhos por dia, uso de produtos de higiene e mais roupas para lavar. Outro ponto a ser analisado é a questão do home office. Afinal de contas, a forma que você trabalha também pode ser mais sustentável. 

Entenda por que a energia no Brasil é uma das mais caras do mundo.

A Dusol separou algumas dicas de como economizar energia elétrica e aplicar hábitos mais saudáveis durante esse período em casa. 


Como economizar durante o banho

Durante a crise do coronavírus, a higiene recorrente está cada vez mais recomendada. Ou seja, mais banhos. O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica dentro de casa. Para economizar durante o banho, é importante ter um horário fixo para essa atividade e não ultrapassar os 5 minutos recomendados. 

Além disso, verifique a temperatura da água. Ao invés do aquecimento máximo (inverno), deixar o chuveiro no aquecimento baixo (verão) pode gerar economia média na conta de até 35,5%. Banho morno é o ideal.


Aproveite a luz do dia

Pra quem precisa fazer home office, aproveitar a luz do sol garante mais iluminação natural e menos gasto com energia elétrica. Evite acender lâmpadas durante o dia e mantenha, sempre que possível, janelas e cortinas abertas.

É interessante também trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou LED, uma vez que elas consomem de 60% a 80% menos energia. E não esqueça de apagar as luzes ao sair.


Cuidado com o ar condicionado

Para quem tem ar condicionado em casa, é importante ficar atento. Dê preferência para a ventilação natural, com  janelas e portas abertas. Se for preciso ligar o ar condicionado, mantenha o cômodo todo fechado e evite o calor do sol no ambiente. 


Tire os aparelhos da tomada

É importante tirar os aparelhos da tomada quando eles não estão em uso. Isso porque, quando estão ligados, os eletrodomésticos continuam gastando energia, mesmo que pouca. Em relação aos computadores e celulares, retire da tomada quando estiverem com bateria completa. No final do mês, essa prática pode te ajudar na economia doméstica.


Cronograma para lavar
e passar roupa

A máquina de lavar é uma grande aliada na hora de lavar as roupas. Mas lembre-se de que ela também é um grande sabotador de contas. Além de energia elétrica, esse eletrodoméstico também utiliza muita água. 

A dica é acumular as roupas sujas para utilizar a máquina na capacidade máxima apenas uma, ou, no máximo, duas vezes na semana. Para as roupas utilizadas após sair na rua durante a crise do coronavírus, é importante lavá-las no tanque, para evitar contágio com outras peças.

O mesmo vale para quando for passar as roupas. Espere acumular as peças que precisam ser passadas para que o ferro de passar seja usado apenas uma vez na semana.


Aproveite a piscina aquecida, mas com cautela

Durante a quarentena, tomar banho de piscina com água aquecida é muito relaxante. Mas, caso seu aquecedor seja elétrico, é importante ficar de olho no uso por longos períodos. A conta de energia pode te assustar!

Em tempos de crise, é essencial manter o controle dos gastos. Descubra as vantagens da energia solar para sua casa ou empresa. Utilize a Calculadora Solar da Dusol e faça uma simulação de quanto você economiza utilizando a energia fotovoltaica.

Quer saber mais sobre energia solar? Entre em contato com a Dusol e vamos conversar sobre seu projeto!

Dusol Engenharia
Somos uma empresa goiana de engenharia sustentável, com sedes em Goiânia-GO e Brasília-DF. Atuamos no desenvolvimento de projetos, instalações e consultoria para soluções de geração de energia limpa e renovável.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo