Economia doméstica
2 de setembro de 2019

Como economizar energia em casa?

Saber como economizar energia em casa com medidas simples é o primeiro passo para o seu dinheiro render mais. Então, confira as nossas dicas!

Por mais que a gente tenha ouvido falar em como economizar energia em casa, com a correria do dia, nem sempre conseguimos colocar as dicas em prática, não é mesmo?

Mas saiba que é possível realmente economizar energia e pagar menos na conta mensal. Tudo começa com a criação de bons hábitos.

Portanto, separamos a seguir algumas dicas muito simples para você transformá-las em hábitos a tal ponto que colocará tudo em prática de forma automática. Vamos lá?

1. Substitua as lâmpadas fluorescentes pelas de LED

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes – que, inclusive, já saíram de linha. Mas saiba que as lâmpadas de LED conseguem ser ainda mais econômicas, já que têm uma vida útil maior em relação às fluorescentes.

Confira neste post aqui como calcular a economia financeira que você terá em casa ao substituir as lâmpadas convencionais pelas de LED.

Além disso, mantenha durante o dia as lâmpadas apagadas, beneficiando-se da iluminação natural. E quando puder reformar a casa, opte por pintar tetos e azulejos com cores claras para refletirem melhor a luz solar, evitando a necessidade de acender a lâmpada durante o dia.

2. Evite demorar no banho

Essa dica de como economizar energia em casa é clichê, mas será que você e os moradores da casa realmente têm colocado em prática?

Os chuveiros elétricos da casa podem consumir até 25% do consumo mensal de energia, o que realmente faz a diferença na fatura. Nesse caso, não tem jeito. É preciso diminuir o tempo dos banhos, e, de preferência, aproveitando os climas quentes para mudar a chave da resistência para “verão”.

Apenas um cuidado: não mude a chave com o chuveiro ligado, pois isso pode causar choques e ainda queimar a resistência.

3. Atenção com o ar-condicionado

Outra dica de como economizar energia em casa é ficar atento ao ar-condicionado. O simples fato dos filtros estarem sujos pode aumentar o consumo de eletricidade do aparelho, o fará muita diferença na conta mensal.

Portanto, eis as dicas essenciais:

  • Compre aparelhos que contenham o Selo Procel A de energia.
  • Tenha aparelhos de ar-condicionado com a potência realmente condizente com o tamanho do ambiente – resfriamento em excesso ou dificiente gera aumento no consumo.
  • Mantenha os filtros limpos.
  • Mantenha a temperatura do ar na casa dos 23ºC, pois essa temperatura vai resfriar o ambiente sem sobrecarregar o ar-condicionado, reduzindo até 50% do consumo na conta. Basta ter paciência para esperar que essa temperatura resfrie o ambiente, sem precisar acionar os 17ºC assim que ligá-lo.

4. Verifique o estado da borracha da geladeira

Como a geladeira é praticamente o único eletrodoméstico que fica o tempo todo na tomada, além de dar preferência a modelos com Selo Procel A, também verifique o estado da borracha de vedação da porta. Nem sempre as pessoas sabem que isso faz diferença na hora de aprender a como economizar energia em casa.

Caso ela esteja frouxa, sem vedar totalmente ou com abertura que permitem a passagem de ar, certamente isso vai influenciar no desperdício de energia, sem falar que prejudica o armazenamento correto dos alimentos.

5. Utilizar menos a máquina de lavar roupa também é uma dica de como economizar energia

As máquinas de lavar roupa vieram realmente para facilitar a rotina corrida do dia a dia, não é mesmo? Mas nem por isso o seu uso deve ser indiscriminado, já que esses eletrodomésticos consomem energia e também muita água.

Nesse caso, a dica de como economizar energia é bem simples: acumule as roupas sujas para utilizar a máquina na capacidade máxima apenas uma, ou, no máximo, duas vezes na semana. Passar a semana lavando poucas peças certamente aumenta o valor da sua conta de energia no final do mês.

Além disso, mantenha o filtro limpo, não exagere no sabão (para não repetir o enxágue) e utilize a lavagem rápida caso as peças não estejam muito sujas.

6. Tire (mesmo) os aparelhos eletrônicos das tomadas

Computadores, micro-ondas, cafeteiras, televisão, decodificador de TV, carregadores de celular… A lista de aparelhos que podem permanecer ligados na tomada o dia inteiro parece não ter fim – aliás, inclua nessa lista os abajures da casa, embora não sejam propriamente aparelhos eletrônicos.

Saiba que esses aparelhos ligados em stand-by também consomem energia elétrica, embora em menor quantidade. Uma simples cafeteria ligada na tomada o dia todo sem necessidade pode consumir 1 kWh (quilowatt-hora) de energia – energia essa que sai do seu bolso.

Portanto, ao desligar todos esses aparelhos da tomada, certamente você perceberá uma economia na conta. Considere, ainda, que essa é uma medida de segurança, já que eles podem ser queimados por conta de quedas de energia.

E então, o que achou das dicas de como economizar energia em casa? Você já coloca elas em prática? Quais você tem mais dificuldades? Deixe o seu comentário!

Aproveite e complemente esse assunto entendendo, de uma vez por todas, como é composta a sua tarifa de energia. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo