Blog da Dusol

25
out

A união dos sistemas e a redução de custos!

Tendo o Sol como uma grande fonte renovável de energia e a tecnologia para a geração de eletricidade e aquecimento, pessoas que adotam sistemas sustentáveis em suas casas e estabelecimentos comerciais só têm a ganhar. Afinal de contas, essas duas tecnologias são verdadeiros investimentos com retorno garantido.

Portanto, no post de hoje, vamos entender como a energia e o aquecimento solar podem trabalhar juntos em favor do meio ambiente – e do seu bolso. Confira.

A diferença entre energia fotovoltaica e aquecimento solar

Nós já falamos aqui no blog sobre como funciona essas duas tecnologias, mas vamos relembrar rapidamente.

energia solar fotovoltaica utiliza os painéis solares, normalmente produzidos de silício, que são instalados em uma área exposta ao sol, como telhados, coberturas e espaços vazios de uma construção.

Quando a radiação solar incide nos painéis, a eletricidade gerada passa por um inversor, que converte a corrente contínua em alternada – a mesma corrente da rede de distribuição de energia da sua região. Em seguida, a corrente elétrica chega ao quadro de distribuição e alimenta o estabelecimento. Simples, não é mesmo?

Já a energia térmica, também conhecida como aquecimento solar, consiste na instalação de placas coletoras que absorvem a radiação solar e esquenta a água. Com isso, a economia é grande pelo fato de os usuários dessa tecnologia nãos mais necessitarem utilizar a eletricidade para esquentar a água, já que a própria irradiação solar o faz.

Mas e se unirmos essas duas tecnologias, quais são os benefícios?

Enquanto um equipamento gera energia solar, o outro aquece

Imagine que você adote em sua casa o sistema de aquecimento solar para os chuveiros. Somente eles podem representar cerca de 30% do consumo total de energia, o que, por si só, já gera uma grande economia na conta mensal, já que o sistema térmico não utiliza mais eletricidade para aquecer a água.

Agora, imagine que, junto a esse sistema, você também instale os painéis solares para a produção da própria eletricidade: saiba que a sua economia será tão grande que pode praticamente zerar a sua conta, sendo que o excedente produzido fica em créditos na concessionária da sua cidade e poderão ser utilizados em até 60 dias.

Além disso, os dois sistemas são eficientes durante todas as estações do ano, gerando economia e conforto para os moradores da casa e, também, para estabelecimentos comerciais (como os hotéis, por exemplo). Afinal de contas, se no inverno utilizamos mais a eletricidade para aquecer a água, no verão usamos a eletricidade para refrescar ambientes – fazendo com que a fatura mensal permaneça alta durante todo o ano (sem falar nos encargos e impostos embutidos).

Sendo assim, com a economia gerada pelo aquecimento solar, há uma redução no consumo e, consequentemente, o sistema fotovoltaico de geração da energia solar necessário para supri-la é menor.

Viu como a energia solar só apresenta benefícios? Não deixe de considerar a instalação dos dois sistemas em sua casa para viver com mais conforto e, ao mesmo tempo, de forma sustentável e ambientalmente correta.

Se você tem interesse em saber mais detalhes sobre como a energia solar e o aquecimento solar podem beneficiar a sua casa ou comércio, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito! Até a próxima.

Comentários