Energia solar fotovoltaica
1 de setembro de 2016

Como funciona a energia fotovoltaica?

Entenda de uma vez por todas o funcionamento do sistema fotovoltaico Esse é o primeiro post de nosso blog e…

Entenda de uma vez por todas o funcionamento do sistema fotovoltaico

Esse é o primeiro post de nosso blog e nele vamos tentar explicar a maior dúvida da grande maioria de nossos clientes: como funciona a energia fotovoltaica.

Antes de explicar, vamos definir rapidamente dois conceitos: o que é a energia fotovoltaica e o que é o sistema fotovoltaico conectado à rede. Vamos lá?

ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da radiação solar, ou seja, a luz do sol. Essa energia elétrica pode ser produzida mesmo em dias nublados e chuvosos, no entanto, quanto maior a radiação, maior a quantidade de eletricidade produzida.

Para converter a radiação solar em energia elétrica são utilizadas as células fotovoltaicas. Elas são dispositivos elétricos que quando recebem a radiação solar têm seus elétrons postos em movimentos, gerando assim eletricidade.

SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE

O sistema fotovoltaico conectado à rede é o mais comumente utilizado para aplicações residenciais, comerciais e industriais. Nele é dispensável o uso de baterias e a energia gerada é diretamente utilizada para a alimentação de equipamentos elétricos. O excedente dessa energia é lançado na rede de distribuição elétrica de distribuidora de energia local, gerando créditos na conta de energia do consumidor.

Esses créditos gerados fazem parte de um sistema de compensação e são medidos em kWh, a mesma unidade utilizada para medir o consumo da residência. Ou seja, a energia que você produz e não utiliza em um mês é revertida em créditos para que possa ser utilizada em até 60 meses.

COMO FUNCIONA O SISTEMA FOTOVOLTAICO?

O funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaico pode parecer bastante complexo para quem não o conhece, mas na verdade não é. Vamos tentar explicar de uma maneira bem simples e resumida.

A energia solar fotovoltaica é gerada pelas células fotovoltaicas, normalmente produzidas de silício, capazes de converter a radiação solar em energia elétrica. Essas células agrupadas formam os painéis solares, que podem ser instalados em qualquer região exposta ao sol, aproveitando espaços ociosos da construção, como telhados e coberturas.

A eletricidade gerada nos painéis solares passa por um equipamento chamado inversor, responsável por converter a corrente contínua produzida pelas placas solares em corrente alternada, com as mesmas características da rede de distribuição.

Após passar pelo inversor, a corrente elétrica chega ao quadro de distribuição, que envia eletricidade para alimentar eletrodomésticos e equipamentos elétricos. A energia gerada não utilizada é injetada na rede de distribuição.

Um medidor bidirecional é responsável por medir a energia consumida e a energia injetada na rede. Todo excedente injetado é convertido em créditos ao consumidor, que podem ser reavidos em até 60 meses, junto à distribuidora de energia.

Quer saber mais sobre energia solar e seus benefícios? Assine nossa newsletter!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo