Blog da Dusol

12
abr

Painéis, inversor, luz do sol, compensação de energia…Você sabe interligar todos esses temas e explicar, de fato, como funciona energia solar?

Caso não saiba, tudo bem: no post de hoje, vamos mostrar de uma forma bem simples para você ver como se trata de uma tecnologia cada vez mais necessária para a sua economia doméstica e a sustentabilidade do planeta. Vamos lá?

O que é energia solar?

A energia solar também é chamada de energia fotovoltaica, ou, ainda, de sistema fotovoltaico.

Trata-se de uma tecnologia que permite que você produza parte da energia elétrica (ou toda a energia) que consome, seja em casa, no apartamento, na propriedade rural, no comércio ou na indústria.

Como consequência, você pode ter uma redução de até 95% em sua conta mensal de energia, o que significa que a energia solar é um excelente investimento, cujo retorno se paga totalmente em uma média de 5 anos para instalações residenciais.

Saber como funciona energia solar também é saber do que é composto o kit do sistema que você adquire. Os equipamentos podem variar, mas, de um modo geral, eis os componentes de um kit de energia solar residencial:

  • Painéis solares;
  • Inversor solar, que converte a energia solar em energia elétrica;
  • Estrutura de fixação;
  • Cabeamento específico para corrente contínua;
  • Conectores especiais.

Em lugares em que não é possível ligar o sistema solar à concessionária elétrica da região, também é necessário adquirir uma bateria para o armazenamento da energia produzida.

Para saber qual deve ser o tamanho de um sistema de energia solar em um determinado local, normalmente, adota-se como base a média de consumo de eletricidade em kWh que está na conta de luz, além da localização geográfica (para saber os índices de irradiação solar) e a área que será disponibilizada para a instalação dos painéis.

Como funciona energia solar na prática?

A seguir, explicamos de uma maneira simples como funciona energia solar, seja em seu imóvel residencial ou comercial:

  • Os painéis solares instalados no telhado (ou em outro local) são conectados uns aos outros, e, por fim, a um inversor solar no imóvel.
  • Os painéis captam a energia que vem do sol (irradiação solar), e o inversor solar converte essa energia em eletricidade. Esse aparelho é o responsável por transformar a corrente contínua gerada em corrente alternada.
  • Essa corrente alternada, então, vai para o quadro de luz do imóvel e está apta a alimentar os aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
  • Caso o sistema produza mais energia do que o imóvel consome, esse excedente é injetado na rede de distribuição da região, sendo transformado em créditos que podem ser utilizados em até 60 meses. Isso se chama “Sistema de Compensação de Energia”.
  • Mas como saber o quanto de energia elétrica está sendo produzido e consumido no mês? Por meio de um medidor bidirecional, que mede a energia consumida e a injetada na rede.
  • Um diferencial de como funciona energia solar é que você pode acompanhar toda essa produção e uso da energia de forma remota, por meio dos seus dispositivos móveis. Isso te dá ainda mais liberdade, não é mesmo?

Bom, agora que você sabe de maneira geral como funciona energia solar, preparamos outro post com uma relação de links já publicados aqui no blog para se aprofundar no assunto. Você vai conhecer mais detalhes sobre valores, financiamentos disponíveis, como é a manutenção do sistema e esclarecer outras dúvidas sobre o tema: acesse e até a próxima!

 

 

 

Comentários