Energia solar fotovoltaica
24 de novembro de 2020

Como iniciar um projeto de energia solar?

A energia fotovoltaica e seus benefícios estão se difundindo cada vez mais pelo Brasil. Saiba mais como inici um projeto de energia solar.

Quando começamos a pensar sobre a instalação de energia solar, muitas questões podem surgir: por onde começar? O que é preciso para usar energia solar em casa, empresa ou indústria? Quanto custa? Bom, é pensando nessas dúvidas que vamos falar sobre como se inicia um projeto de energia solar.

Por séculos, as casas e edifícios foram projetados a fim de aproveitar a luz e o calor do sol. Porém, com o advento da energia a partir de combustíveis fósseis, muitas dessas técnicas deixaram de ser utilizadas. Mas atualmente, esse cenário já mudou bastante!

Os primeiros motivos  são: o aumento dos preços dos derivados do petróleo e as preocupações com a segurança energética e meio ambiente. Além disso, a partir da primeira década do século XXI, já vemos muitos acordos internacionais em prol da transição energética para as fontes renováveis. 

Mais do que nunca, a energia solar está em foco. E ela veio para ficar!

E agora que você está avaliando os custos e vantagens de um modelo de geração própria de energia, vamos te mostrar o que é preciso para iniciar a instalação de um projeto de energia solar.

Vamos lá?

Avaliação do consumo de energia no imóvel

Antes de começar o processo para a geração própria de energia solar, investigamos o uso de energia do local, a fim de possíveis atualizações de eficiência.

Nessa etapa, é feita uma análise do histórico de consumo de energia no local. Essa avaliação é importante também para entendermos qual o tipo de conexão à rede e se existe alguma variável fora dos padrões recomendados.

Isso porque, ao planejar uma micro ou minigeração de energia, precisamos entender o uso total de eletricidade daquele espaço e quais medidas de otimização podem ser aplicadas para reduzir o consumo do cliente.

Se você está na dúvida e quer descobrir quanto você vai economizar com a energia fotovoltaica, acesse nossa Calculadora Solar e saiba agora.

Análise do potencial solar da região

Após entendermos o gasto energético do imóvel, o segundo passo é avaliar o potencial da energia solar que pode ser produzida naquele endereço. 

Uma vez que o painel fotovoltaico utiliza a luz solar direta e espalhada para criar eletricidade, o clima ensolarado do Brasil se torna um grande aliado dos “prossumidores”, principalmente aqueles que estão na região Centro-Oeste. 

Entenda mais: O papel da geração própria de energia na transição energética

Ainda assim, é necessário entender melhor essa potencialidade. Nesse processo, muitas variáveis precisam ser consideradas para planejar a instalação do sistema. Questões como sombreamento e orientação do telhado precisam ser avaliadas nessa etapa também. 

Por isso, é importante trabalhar desde o início com uma empresa responsável por esse tipo de projeto, como a Yellot. Assim, você terá o melhor e mais adequado sistema de energia solar. 

Dimensionando o sistema fotovoltaico

Com todas as informações anteriores, já podemos completar as etapas necessárias do projeto e obter o parecer de acesso para homologação de energia solar.

Saiba mais: Como funciona a homologação de energia solar

Nesse momento, vamos determinar o tamanho apropriado para o sistema, que será montado para suprir as necessidades elétricas do imóvel. Vamos analisar também o recurso solar e luminosidade do espaço, a inclinação e orientação do sistema e a eficiências em converter a luz solar em eletricidade. 

Também determinamos os melhores e mais apropriados aparelhos e tecnologias que vão compor a usina. Dessa forma, garantimos que todo o equipamento será instalado corretamente, maximizando a energia solar diária e sazonal recebida e produzida pelo sistema.

Escolha do melhor financiamento para o projeto

Um sistema solar fotovoltaico é um investimento, pois dura mais de 25 anos (muitos estimam que ele possa durar até mais de 30 anos). Além disso, o Brasil está cada vez mais consciente de seu potencial energético solar. 

Por isso, atualmente já existem diversos tipos de financiamento para energia solar, tanto para pessoa física, jurídica ou produtores rurais. 

Agora que você já sabe como é feita a instalação de energia solar, está na hora de realizar um orçamento. A Yellot garante o melhor projeto para suas demandas, sejam elas residenciais, de empresas ou para a indústria. 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo