Energia Elétrica
21 de abril de 2021

Como contratar uma empresa de energia solar

Fazer a escolha certa na hora de contratar uma empresa de energia solar pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. Confira nossas dicas!

capa como contratar empresa de energia solar

Acredite ou não, mas fazer a escolha certa na hora de contratar uma empresa de energia solar pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. A princípio, você já sabe que ter uma usina de energia solar fotovoltaica será um bom investimento, com retorno rápido e está por dentro dos benefícios da economia na conta de energia.

Então, é hora de contratar a empresa certa, que vai dar a atenção necessária ao seu projeto, garantindo uma entrega de qualidade e um pós-vendas que sempre estará ao seu dispor para dar suporte quando necessário, acompanhar a usina e oferecer acesso à plataformas que possibilitem a visualização em tempo real da geração da usina.

Sendo assim, para te ajudar nesse processo de contratar uma boa empresa de energia solar, separamos algumas informações que você precisa saber e levar em conta no decorrer da contratação. Acompanhe até o final e boa leitura.

1 – Informações que você deve saber antes de contratar uma empresa de energia solar

pessoa em dúvida cobre como contratar uma empresa de energia solar
Fonte: Freepik

A primeira coisa que você deve fazer é procurar uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos.

Isso porque essas empresas possuem profissionais qualificados e o apoio necessário para realizar um projeto bem estruturado, garantindo o melhor desempenho, cuidado e vida útil do seu sistema de energia solar. 

Além disso, a empresa não terá dificuldades em dimensionar o sistema fotovoltaico que melhor se adequa às suas necessidades.

A seguir, vamos citar alguns pontos para você criar um checklist de critérios ao contratar uma empresa de energia solar. Veja só:

  • Prefira uma empresa que tenha um bom portfólio, com projetos grandes e, de preferência, que atenda todos os setores do mercado (residencial, industrial, comercial e agronegócio).
  • Busque indicações de amigos e familiares que já fecharam com a empresa, procure por avaliações no Google e utilize as redes sociais como forma de validação, checando as publicações e comentários. 
  • Procure saber a qualidade dos equipamentos que serão utilizados na instalação. Materiais de baixa aptidão podem interferir na potência da usina e, em alguns casos, possuir um tempo menor de vida útil. Aqui você pode conferir o melhor inversor solar do mercado em 2022.
  • Se for possível, peça à empresa para visitar algum sistema que já foi instalado por ela.
  • Confirme se a empresa possui um responsável técnico registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho Federal dos Técnicos (CFT).
  • Pergunte se os funcionários da empresa receberam treinamentos específicos de energia solar.
  •  Pergunte se a empresa utiliza algum software para ajudar a calcular o dimensionamento de um sistema. Você pode ter de referência sistemas de alta performance, como o Helioscope e o Pvsyst, que são utilizados para fazer a simulação da usina.
  • Procure saber se ela faz estudos de sombreamento e produção de energia antes de realizar a instalação. A instalação dos módulos em locais que pegam muita sombra vai diminuir a geração de energia da usina.
  • Verifique se a empresa deixa claro as etapas no processo de desenvolvimento do projeto, etapas relacionadas a concessionária de energia, instalação do equipamento e pós-vendas.
  • Já imaginou comprar um carro 0 km e a concessionária não possuir peças nem mão de obra especializada para garantir a manutenção do veículo? Poderia ser um dos maiores pesadelos modernos. Com a usina não é diferente, tenha certeza de que essa empresa terá um bom pós-venda e estará à disposição para te ajudar futuramente com o suporte necessário, acompanhando suas dores com uma comunicação próxima, rápida e eficaz.

2 – O que precisa acontecer antes de você contratar uma empresa de energia solar?

Sobretudo, esse é um passo a passo comum a todas as empresas de energia solar confiáveis. Para realizar o melhor projeto de um sistema fotovoltaico que cumpra o prometido e tenha o melhor custo-benefício para você, ela deverá seguir, basicamente, os seguintes passos:

– Analisar a área disponível onde serão instalados os módulos fotovoltaicos. Esta área pode ser o telhado de um imóvel composto por apenas laje ou por telhas de diferentes materiais. Além da opção de instalação em solo, muito frequente no ambiente rural.

– Antes de qualquer venda, é necessário que a empresa faça uma visita técnica para validar o tipo de telha, conferir se há sombreamento por árvores ou outras edificações no local da instalação e, caso não tenha uma boa qualidade no Maps, fazer imagens da área com um drone.

– Durante a visita técnica, o local de fixação do inversor já pode ser previamente definido, de acordo com sua preferência e as necessidades técnicas apresentadas pela empresa. 

– Realizar uma análise detalhada das contas de energia dos últimos 12 meses para, assim, calcular o consumo médio de eletricidade dos locais que serão atendidos pela usina. Dessa forma, será possível definir a potência em kWp que será necessária para atender/ abater todo o consumo  (ou o que for possível). 

– Após a visita técnica, em que é possível recolher informações sobre a inclinação e orientação nas quais os módulos serão fixados, a empresa consegue usar softwares para simular essa geração mais aproximada das condições reais de instalação. Empresas mais qualificadas fornecerão os dados da simulação da geração de sua usina considerando as sazonalidades climáticas ao longo do ano.

– Quando a empresa finalizar todos esses processos ela deverá lhe enviar uma proposta comercial com os valores, escopo de fornecimento e orientações para os próximos passos. A empresa também deverá apresentar um cronograma base, com os valores e prazos acordados entre as partes, que estarão em contrato.

Obs: A visita técnica nem sempre será feita antes da entrega da proposta comercial. Entretanto, ela precisa acontecer antes do fechamento do negócio, para que se tenha os dados necessários. 

3 – Conheça os itens mínimos obrigatórios em um contrato com uma empresa de energia solar

duas pessoas em uma mesa passando um contrato para representar como contratar uma empresa de energia solar
Fonte: Freepik

Em primeiro lugar, antes de assinar qualquer coisa, você precisa garantir que os seguintes itens apareçam no documento:

  1. Informações claras que mostram a estimativa da quantidade de energia que será produzida pelo sistema a ser instalado.
  2. Se possível, que tenha incluído o relatório de validação da área após a visita técnica realizada com o apoio do software, com as especificações de telhados e terrenos.
  3. Uma lista com as marcas, modelos e principais componentes que serão instalados.
  4.  Prazo de instalação, bem como o tempo de garantia do equipamento.
  5. Termo no qual a empresa se responsabiliza pela entrega dos sistema em perfeito funcionamento, até o término da homologação na concessionária de energia elétrica.
  6. A empresa precisa se comprometer a entregar os desenhos técnicos e memorial descritivo do sistema que será instalado. Observe bem essa cláusula, pois esses documentos serão necessários para manutenções futuras.
  7. Nota Fiscal dos equipamentos, serviços e certificados de garantia.
  8. E, por fim, o valor total do custo de fornecimento e implementação do sistema fotovoltaico.

Homologação com a concessionária: quem é responsável?

Anteriormente, vimos que a empresa deverá se responsabilizar pelo perfeito funcionamento do sistema fotovoltaico instalado até o fim da homologação com a concessionária. 

A princípio, é preciso entender que a homologação de energia solar é uma das etapas que precisamos realizar ao implementar um sistema fotovoltaico no nosso imóvel. Com o propósito de fiscalizar os equipamentos de energia solar instalados e verificar todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), essa etapa é fundamental para começar a economizar com a energia solar.

Dessa forma, o processo é realizado junto à concessionária de energia elétrica da região e garante que o sistema de energia solar seja conectado à rede de distribuição da cidade. Sendo assim, toda energia produzida, mas não utilizada, poderá ser revertida em créditos energéticos, que ficarão disponíveis na concessionária, podendo ser utilizados em um período de até 60 meses.

Afinal, já escrevemos um artigo explicando detalhadamente como funciona a homologação de energia solar. Caso tenha interesse, confira aqui.

Agora você já tem todas as informações que precisa para contratar uma empresa de energia solar. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto e deseje um atendimento personalizado, entre em contato com a gente. Aqui na Yellot, temos um time com energia de sobra para te atender, confira nosso portfólio.

Atualizado em agosto de 2022.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo