Dusol News #5: a energia solar do futuro chegou!

Separamos as principais novidades sobre o mercado de energia solar fotovoltaica e construção sustentável publicados nos últimos dias nos principais noticiários.

A energia solar do futuro chegou! Células mais eficientes, estradas feitas de módulos solares… O que achávamos estar muito distante, vem se tornando realidade e, logo mais, estará disponível no mercado.

Confira essas e outras novidades das ultimas semanas:

Futuro! Até 2022, China terá superestrada solar
Época Negócios

Os 161 km de estrada, que unem as cidades de Hangzhou e Ningbo, na China, serão formados por seis pistas feitas com painéis solares. E não é só isso! Seguindo a tendência de carros elétricos, a pista será capaz de carregar automaticamente os veículos, permitindo ainda a condução autônoma. Outra vantagem é a cobrança automática de pedágios, através de chips instalados nos carros.

Fabricante chinesa bate seu próprio recorde de eficiência de células solares: 23,6%
Exame 

A fabricante chinesa de energia solar, LONGi Solar, anunciou em Tóquio, Japão, que alcançou o recorde de eficiência de conversão, atingindo a mara de 23,6%, com suas células solares monocristalinas. O recorde anterior era da própria empresa, que pretende continuar investindo em células PERC monocristalinas e expandir rapidamente a produção, apara atender a crescente demanda de células de alta eficiência.

Brasil a poucos passos da Aliança Solar Internacional 
Ambiente Energia

A Aliança Solar Internacional, ASI, é uma coalizão intergovernamental que reúne 121 países localizados entres os trópicos de Câncer e Capricórnio. Fundada em 2015, durante a COP 21, a aliança tem como objetivo reduzir o custo da energia solar e mobilizar investimentos pala implementação em massa da tecnologia. O pedido de adesão do Brasil à ASI já chegou ao congresso, sendo uma iniciativa a Associação Brasileira de Energia Solar, a Absolar,

“O Brasil ainda está 15 anos atrasado frente aos demais países no uso da tecnologia solar fotovoltaica e nossa participação na ASI contribuirá para que possamos incorporar as melhores práticas internacionais, acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica em nosso país e nos posicionar como um ator de peso neste setor, cada vez mais estratégico no cenário mundial”, ressaltou Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar.

Energia èolica: capacidade instalada encosta na de Itaipu
Estadão

Após dez anos do primeiro leilão de energia eólica do país, a modalidade de geração alcançou a incrível marca de 13 GW de capacidade instalada, quase o mesmo volume gerado pela Usina de Itaipu, maior hidrelétrica brasileira.

Espera-se que a energia solar siga o mesmo caminho, como pôde ser visto nos últimos leilões da Aneel, e passe a desempenhar papel importante na matriz energética nacional..

CHARGE DA SEMANA

Hidrelétricas x Energia Solar…

Quer se manter informado sobre energia solar, construção sustentável e o setor energético brasileiro? Toda segunda-feira o quadro Dusol News fará um compilado de tudo que aconteceu nos últimos dias. Além disso, não deixe de acompanhar os novos artigos no nosso blog, todas as quartas-feiras.

Se inscreva em nossa linha de transmissão do whatsapp para receber em seu celular as atualizações do nosso blog.

Carlos Bouhid
Diretor Administrativo da Dusol Engenharia Sustentável.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo