Engenharia ou equipamento: entenda a diferença e importância de investir em energia solar

energia solar

Na hora de investir em um sistema de energia solar, o que devo priorizar: engenharia ou equipamento? Bom, vamos começar pelo básico, um sistema fotovoltaico, ou seja, que produz energia através da captação de luz solar, é composto por diversos equipamentos. São eles os blocos: Gerador: composto pelos módulos fotovoltaicos, cabos e por uma estrutura […]

Na hora de investir em um sistema de energia solar, o que devo priorizar: engenharia ou equipamento?

Bom, vamos começar pelo básico, um sistema fotovoltaico, ou seja, que produz energia através da captação de luz solar, é composto por diversos equipamentos. São eles os blocos:

Gerador: composto pelos módulos fotovoltaicos, cabos e por uma estrutura de suporte;

De condicionamento de potência: composto pelo inversor solar e suas proteções;

De armazenamento (opcional para sistemas conectados à rede): composto por baterias.

A partir daí, depois de montado, ele passa a ser um sistema complementar de energia que é fornecido pela concessionária local. Assim, quando a luz solar estiver em sua máxima intensidade, o sistema será capaz de gerar energia elétrica em maior quantidade. 

Mas, se você já está acostumado a acompanhar o nosso blog, sabe de tudo isso e muito mais. 

Agora, o que a gente veio apresentar para você neste artigo é o seguinte:

Energia Solar: engenharia ou equipamento?

Na hora que você decide instalar um sistema de energia solar na sua casa, comércio, indústria ou zona rural, diversas perguntas vêm à mente: qual equipamento comprar (marca), deve ser nacional ou internacional?; como e onde o sistema vai ser instalado?; quantos painéis serão precisos para suprir as minhas necessidades?; será que vai sair muito caro? Entre tantas outras. 

Se você quiser uma prévia, para saber quanto investir em um sistema de energia solar, é só clicar nessa imagem aqui embaixo e conferir a nossa Calculadora Solar

Consequentemente, muitas pessoas acabam optando pelo serviço mais barato, sem planejamento e de qualquer jeito. O grande problema é aquele velho ditado que você já deve ter escutado várias vezes e que diz: “o barato sai caro”

Por isso, antes de definir a instalação de um sistema de energia solar é preciso um projeto, ou seja, uma engenharia. 

E como essa engenharia funciona é o que vamos te mostrar a seguir. 

Aqui na Dusol nós trabalhamos da seguinte forma:

Depois que você entrar em contato com o nosso time comercial, nossa equipe irá começar a Análise de Viabilidade e Dimensionamento, que é um estudo completo da viabilidade econômica e técnica de cada projeto. 

Para isso, são realizadas visitas técnicas dos nossos especialistas. O que possibilita o dimensionamento do sistema fotovoltaico ideal para o seu caso, seja residencial, comercial, industrial ou zona rural. 

A partir daí, vamos calcular o retorno do investimento.

Feito o Projeto Básico e o mesmo sendo aprovado por você, entraremos em contato com a concessionária de energia da sua região. Isso acontece porque o projeto precisa ser aprovado para darmos continuidade ao processo. 

Mas não se preocupe, porque prezamos muito por trabalhar – sempre – com o menor prazo possível. E, claro, respeitando todas as normas técnicas da ABNT e ANEEL. 

Ao final, realizamos o comissionamento da usina (sistema fotovoltaico), para garantir o seu perfeito funcionamento.

Alguns diferenciais Dusol

Além do projeto, outro ponto importante a ser destacado é que nós também oferecemos o serviço de monitoramento em tempo real. Ou seja, uma forma de te ajudar a acompanhar a quantidade de energia que está sendo produzida pelo seu sistema fotovoltaico a todo momento e a quantidade de energia que a sua unidade está consumindo. 

Dessa forma, você será capaz de prever, pelo menos uma média, do quanto irá pagar na sua conta de energia no mês em questão. 

E como todo e qualquer serviço só é bem feito quando é completo, mesmo depois da instalação do sistema, se você quiser, te acompanhamos durante toda a vida útil do seu sistema (mais ou menos 25 anos). Isso é possível porque também disponibilizamos serviços de limpeza periódica de painéis, além de planos de manutenção preventiva para grandes usinas e assistência técnica personalizada caso você precise.

Marcas com as quais trabalhamos

Como já deu para perceber, nossos projetos são únicos, personalizados para cada cliente, suprindo a sua necessidade da melhor forma possível e com o melhor custo-benefício. 

Afinal de contas, entendemos que o investimento em um sistema fotovoltaico, além de sustentável também, tem como objetivo a economia financeira por muitos anos. 

Consequentemente o equipamento a ser utilizado também vai depender do tipo de projeto, se é residência, comércio, indústria ou zona rural. Bem como, a necessidade (quantitativa) de produção de energia, levando em consideração a região (intensidade solar) na qual o sistema será instalado. 

No quesito qualidade e custo-benefício, algumas das principais marcas de módulos que já usamos em projetos realizados são: Canadian Solar, Trina Solar, DAH Solar, JA Solar e GCL. Já para os inversores, algumas das principais são: Sungrow, WEG, ABB e Fronius.  

Deu para perceber que os equipamentos são os mais diversos, certo? Por isso, reforçamos que investir na engenharia, ou seja, em um projeto profissional, bem elaborado e estruturado por profissionais especializados é o melhor caminho na hora de optar pelo seu sistema de energia solar. 

Também é importante lembrar que, aqui na Dusol, toda a nossa equipe é altamente treinada e qualificada para realizar todos os serviços oferecidos (antes, durante e depois da instalação) com a melhor técnica e qualidade, priorizando a sua satisfação.  

Dusol – Nós geramos Energia Limpa!

Júlia Marreto
Letrada, marketeira e aprendiz de publicitária. Entusiasta dos astros e astrologia, espiritualista que se esforça para seguir os bons ventos. Leitora de Brecht, Pessoa, Hilst, Lispector, Lucinda, Leminski, Saramago, Gaiman e Tolkien. Amante de poesias, novelas coreanas, ficção científica e fantasias. Não compara Star Trek e Star Wars, nem livros com filmes, porque sabe que são universos completamente diferentes. Tem uma gata chamada Florbela e um gato chamado Spock.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo