Energia solar fotovoltaica
27 de abril de 2020

Energia solar no campo e seus benefícios

Nos últimos anos, as várias mudanças na legislação brasileira e a diminuição no custo de equipamentos fotovoltaicos fizeram da energia…

Nos últimos anos, as várias mudanças na legislação brasileira e a diminuição no custo de equipamentos fotovoltaicos fizeram da energia solar no campo uma alternativa muito viável. No entanto, com o aumento da energia elétrica em 2020, essa fonte renovável passou a ser mais procurada pelos produtores rurais. 

Para pensar a energia solar na produção rural, antes é necessário entender a dimensão desse setor para a nossa economia. Em 2019, por exemplo, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 3,81%, representando, neste ano, 21,4% do PIB total do Brasil

Com o crescimento do setor agropecuário, são notáveis as alterações deste mercado ao longo dos anos. Principalmente no que tange suas operações. Hoje, vemos fazendas muito mais tecnológicas e automatizadas. Por um lado, isso é bom, pois eleva a produção e, consequentemente, o lucro. No entanto, isso torna o campo e suas atividades muito mais dependentes da energia elétrica.  

Em vista disso, é importante repensar a matriz energética das atividades agropecuárias. E a energia fotovoltaica vem de encontro com uma grande potência brasileira: sua excelente incidência solar. Ou seja, a energia solar no campo possibilita inúmeros benefícios para os produtores rurais e para a economia como um todo.

Entenda como a energia solar vem crescendo em Goiás.

As vantagens da energia solar no campo

Para começar, a energia fotovoltaica é muito mais barata do que os combustíveis fósseis. A instalação é sim mais cara e demanda empresas especializadas, mas depois que o produtor rural recupera a quantia investida, a energia utilizada passa a ser gratuita. Além disso, vale lembrar que existem muitos incentivos para a implementação de energia solar em indústrias e empresas.

A energia solar no campo também é uma ótima solução para problemas relacionados à seca. Todos os anos, agricultores se preocupam com períodos longos sem chuvas, além do receio de cortes de energia. Com os painéis fotovoltaicos, as atividades agrícolas ficam independentes de empresas de distribuição de energia elétrica e podem armazenar energia solar para uso posterior.

Com a utilização da energia solar no campo, o agronegócio prova que está pronto para mais investimentos em tecnologia. Ou seja, a partir do aumento da energia disponível e diminuição dos gastos, os produtores podem aumentar sua produção e suas atividades. Isso incentivará empresas e pesquisadores a desenvolver equipamentos e processos tecnologicamente mais avançados para esse mercado.

Consequentemente, teremos benefícios para o meio ambiente também. O uso de uma fonte renovável em um setor que utiliza muita energia elétrica é uma maneira muito eficiente de minimizar os impactos ambientais dessa área.

Quer saber mais sobre o uso da energia solar no campo ou pretende desenvolver um projeto mais sustentável de agronegócio? Entre em contato conosco e vamos conversar!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo