Energia solar fotovoltaica
19 de junho de 2019

Energia solar: qual é o melhor inversor solar do mercado?

Antes de investir em seu sistema de energia solar, confira o ranking dos principais fornecedores que se destacam no Brasil e no mundo

melhor inversor solar

Se você deseja investir em energia solar para o seu imóvel (seja ele residencial, comercial, industrial ou rural), saiba que é muito importante conhecer os principais fornecedores e saber qual é o melhor inversor solar da atualidade para fazer um investimento seguro. 

Nesse caso, confira dois rankings (um internacional e outro nacional) devidamente atualizados sobre os fornecedores dos principais componentes do kit de energia solar, e faça a melhor escolha!

Ranking dos 6 principais inversores solares no mundo (2022)

Já explicamos neste post sobre os inversores de energia solar, mas vamos relembrar rapidamente.

O inversor solar é uma importantíssima parte que compõe o kit de energia solar. A sua principal função é converter a energia elétrica (que é gerada pelos painéis solares), de corrente contínua para alternada – que é o tipo de corrente própria para alimentar a maioria dos equipamentos eletroeletrônicos que temos.

O inversor solar também garante a segurança do sistema fotovoltaico por possuir dispositivos internos de proteção, sendo também responsável pelo armazenamento de dados de geração – aliás, em alguns modelos de inversor, é possível acompanhar a produção de energia em tempo real, via wi-fi.

Bom, mas vamos ao ranking 2022 com os seis principais inversores do mundo utilizados em sistemas fotovoltaicos domésticos (de 1kW a 10kW), de acordo com a Clean Energy Reviews – que nos traz a lista dos melhores do mundo atualmente com base em critérios como qualidade, monitoramento, serviço de suporte, características, preço e garantia.

6º Lugar: Inversor Solar FIMER

Marca italiana bem estabelecida, a FIMER comprou a fabricante premium ABB no início de 2020 e está construindo uma forte posição no mercado, melhorando os pontos negativos da antiga marca. Veja mais em: FIMER.

5º Lugar: Inversor Solar Sungrow

Popular entre instaladores devido ao seu preço competitivo e o histórico de confiabilidade, a linha da Sungrow possui um ótimo feedback, com seus inversores híbridos e monitoramento via wi-fi, sendo eleita pela Bloomberg em 2020 a marca de inversor mais financiável do mundo. Veja mais em: Sungrow.

4º Lugar: Inversor Solar SMA

Possuindo um histórico comprovado de qualidade, os inversores da fabricante alemã SMA fazem parte dos melhores do mercado mundial. Seu design sem tela permite uma maior durabilidade em ambiente externo, fazendo com que sua configuração e monitoramento sejam feitos via wi-fi como os atuais modelos do mercado. Veja mais em: SMA.

3º Lugar: Inversor Solar Huawei

Presente no mercado solar desde 2018, a marca chinesa fornece um inversor compacto e leve, repleto de recursos. Funcionando como um inversor híbrido, o equipamento da Huawei incorpora as mais diversas e recentes tecnologias de informação e comunicação (ICT) com o sistema tecnológico fotovoltaico. Veja mais em: Huawei.

2º Lugar: Inversor Solar SolarEdge

Cada vez mais populares ao redor do mundo, os inversores SolarEdge estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, instalados com otimizadores em cada painel, permitindo um desligamento rápido e seguro que ajuda a reduzir os efeitos prejudiciais do sombreamento. A linha SolarEdge possui wi-fi opcional, que fornece dados de geração para cada módulo junto aos otimizadores para monitoramento, ajudando a identificar possíveis problemas do sistema, diferenciando-o dos demais. Veja mais em: SolarEdge.

1º Lugar: Inversor Solar Fronius

Seguindo na primeira posição durante boa parte dos últimos anos, os inversores da Fronius possuem fabricação austríaca e se tornaram a principal escolha nas instalações ao redor do mundo, devido ao seu histórico de desempenho e confiabilidade. Possuindo um sistema de resfriamento e monitoração via aplicativo (Fronius Solarweb), o modelo oferece uma análise estatística detalhada de sua rede. Veja mais em: Fronius.

As 5 principais marcas de energia solar no Brasil (2021/2022)

O mercado de energia solar no Brasil continua crescendo – tendo crescido em 60% em 2020, em comparação com o ano anterior (2019), com expectativa de crescimento para o alcance de marcas históricas na potência elétrica do país.

De acordo com o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, nosso país foi um dos mercados líderes do mundo na instalação de novos sistemas solares em 2021, sendo o líder na América Latina.

Quanto às marcas fornecedoras dos equipamentos, em 2021, a participação dessas empresas foi bem distribuída, sendo que 6 delas se destacaram no mercado, como mostram dados de um estudo da Greener, empresa referência em pesquisas sobre energia solar:

Inversores Fotovoltaicos até 9,9 kW 

  • 6º lugar: Inversor Solar WEG
  • 5º lugar: Inversor Solar Solis 
  • 4º lugar: Inversor Solar Sungrow
  • 3º lugar: Inversor Solar Sofar
  • 2º lugar: Inversor Solar Deye
  • 1º lugar: Inversor Solar Growatt

Inversores Fotovoltaicos entre 10,0 e 49,9 kW

  • 6º lugar: Deye
  • 5º lugar: Solis  
  • 4º lugar: Fronius
  • 3º lugar: Sungrow
  • 2º lugar: WEG
  • 1º lugar: Growatt

Inversores Fotovoltaicos acima de 50 kW

  • 6º lugar: Solis
  • 5º lugar: Sofar 
  • 4º lugar: Growatt
  • 3º lugar: WEG
  • 2º lugar: Huawei
  • 1º lugar: Sungrow

*Estes são dados reunidos pela Greener, sem informações referentes a confiabilidade, monitoramento e local de origem das marcas.

Bom, agora que já sabemos quais são os fornecedores que se destacam pela qualidade de seus produtos e que estão em alta por aqui, é hora de prestar atenção em outro quesito. Como escolher uma empresa de energia solar? Afinal, o barato pode custar caro. 

Venha bater um papo com a gente, e deixe a Yellot te ajudar nesse caminho rumo a geração de energia limpa e econômica. 🙂

Atualizado por Sarah Vieira em Maio/2022.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo