Energia solar residencial e as Casas Sustentáveis

energia-solar-residencial-casa-sustentavel-blog

O número de casas sustentáveis aumentou muito no Brasil. E isso se deu, em grande parte, graças ao incentivo à energia solar residencial.

O mundo está passando por mudanças climáticas que demandam renovações na nossa forma de viver e consumir. Pensar em casas sustentáveis é integrar nossa rotina ao meio ambiente, sem prejudicá-lo. E a energia solar residencial é muito importante para viabilizar esse tipo de projeto. 

De acordo com os dados do Green Building Council Brasil (GBC), somos o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade. E isso se deu, em grande parte, devido aos incentivos para energia solar dos últimos anos. 

Entenda por que está mais fácil adquirir uma linha de crédito para energia solar.

Além disso, os benefícios que uma casa sustentável propõe são muito buscados atualmente. São eles: preservação ambiental, valorização do imóvel e economia doméstica. No entanto, existem processos e normas que devem ser seguidos para tornar o empreendimento mais ecológico e econômico. 

O que caracteriza uma casa sustentável?

A etapa que define se uma obra vai seguir as diretrizes corretas de sustentabilidade é a de elaboração do projeto. Isso porque, nesse momento, realiza-se uma análise criteriosa que vai nortear todas as outras decisões de construção. Contudo, podemos sempre destacar quatro boas práticas para uma casa sustentável:

1- Aproveitamento de luz natural: além de realçar a parte arquitetônica de um imóvel, a luz natural ajuda no desenvolvimento das atividades dentro da casa. Por isso, pensar em sua combinação com as fontes artificiais é fundamental.

2- Analisar a posição do imóvel em relação ao Sol: ambientes ensolarados na medida certa são mais saudáveis e ajudam a economizar. É o Sol que vai definir a disposição dos ambientes do imóvel, suas aberturas, proteção (como marquises e toldos) e, também, o local das placas solares no telhado.

3- Use o vento a seu favor: uma construção sustentável é aquela que aproveita ao máximo a ventilação natural e renova o ar dentro do imóvel. A ventilação natural promove conforto térmico e economia de energia elétrica, pois diminui o uso de ventiladores e ar condicionado.

4- Projeto sustentável e seleção de materiais: existem várias formas que podem fazer com que a construção não gere tantos resíduos. Isso acaba diminuindo o seu custo e gera benefícios para todos.

energia-solar-residencial-infografico

A energia solar e as casas sustentáveis

A eficiência energética é uma característica fundamental das casas sustentáveis. Portanto, a energia solar residencial pode ser uma grande aliada desses projetos. Isso porque os painéis solares geram, a partir da irradiação solar, toda energia elétrica da casa.

As placas fotovoltaicas que ficam sobre o telhado reagem com a luz do sol. A partir de um inversor solar, a energia solar é convertida em elétrica. Essa energia vai para o quadro de luz e, a partir dali, é distribuída para o resto da residência.

calculadora-solar-dusol

Um sistema solar fotovoltaico ainda é um investimento alto. Porém, a longo prazo, a energia solar residencial vale a pena. Além disso, já existem vários financiamentos disponíveis para fomentar o uso de energia solar residencial. 

Os painéis solares duram em torno de 25 anos. Nos primeiros 10 já é possível cobrir todos os gastos de implantação do sistema. E nos próximos 15, não haverá gastos com conta de luz. Outra vantagem da energia solar residencial é a proposta de créditos de energia. Esse processo consiste em tornar a energia que não é utilizada pela casa em créditos por até 60 meses.

energia-solar-residencial-ebook

É importante pensar nossa rotina em casa de forma mais sustentável. Por isso, existem várias diretrizes que podem ser seguidas para esse objetivo. Quer saber mais sobre como tornar sua casa mais eficiente e sustentável? Entre em contato com a Dusol e vamos conversar!

Carlos Bouhid
Diretor Administrativo da Dusol Engenharia Sustentável.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Voltar ao topo