Energia solar fotovoltaica
5 de julho de 2017

Investir em energia solar em Goiânia é um bom negócio?

Veja os motivos que fazem da cidade um local propício para o investimento! Nós, brasileiros, vivemos em um país riquíssimo…

Veja os motivos que fazem da cidade um local propício para o investimento!

Nós, brasileiros, vivemos em um país riquíssimo no quesito natureza, e essa abundância nos proporciona ter um dos maiores índices de irradiação solar do mundo. Nesse sentido, investir em energia solar em Goiânia, a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, é um excelente negócio para residências, comércios e agricultura.

No post de hoje, você vai conhecer 4 motivos que explicam o porquê você deve investir nesse tipo de energia sustentável, sendo um morador da capital de Goiás. Confira.

1. Porque Goiânia tem um alto índice de irradiação solar

Se o Brasil se encontra no chamado “cinturão solar do planeta”, onde a pior irradiação ainda apresenta índices bem superiores às médias mundiais, Goiânia está localizada no “cinturão do Sol brasileiro”, com um dos maiores índices de irradiação solar do país.

Ter um alto índice de irradiação solar significa que o sol brilha na maior parte do ano na região. Nesse caso, investir em energia solar em Goiânia é um bom negócio, pois quanto maior o índice, mais eletricidade é produzida pelo sistema fotovoltaico – o que, consequentemente, nos leva ao segundo motivo.

2. Porque a conta de energia pode praticamente zerar

Você sabia que a sua conta de energia mensal pode ser reduzida em até 95% com a implantação da energia solar? Isso faz com que o sistema fotovoltaico seja um verdadeiro investimento, que traz um retorno a médio e longo prazo, sendo que o sistema dura no mínimo 25 anos (em alguns casos, chega a 50 anos de produção de energia).

Como o sistema continua interligado na rede de distribuição da cidade, você pagará pela taxa mínima e se livrará das temíveis bandeiras tarifárias. E o melhor: se o sistema fotovoltaico produzir um excedente, você pode utilizá-lo como créditos na rede de distribuição dentro de um prazo, como já vimos por aqui.

E em locais onde não existe rede de distribuição, como em algumas áreas da zona rural, basta ligar o sistema em uma bateria de armazenamento e a energia funcionará normalmente.

3. Porque a manutenção do sistema fotovoltaico é muito simples

Muita gente pensa que ao adquirir o sistema de energia solar em suas casas, comércios ou na agricultura, precisará contratar constantemente uma empresa especializada na manutenção das placas fotovoltaicas.

Mas na verdade, a manutenção é muito simples e pode ser feita por você mesmo ao investir em energia solar em Goiânia: basta passar um pano com água nas placas uma vez ao ano, ou sempre que elas ficarem muito sujas por causa de longos períodos sem chuva.

4. Porque existem programas de financiamento voltados à energia solar em Goiânia

Atualmente, existem várias linhas de financiamentos exclusivos para a instalação da energia solar. Em Goiânia, assim como em todo o estado de Goiás, por exemplo, está em vigor o chamado Programa Goiás Solar, que, entre outras medidas, ampliou a Linha de Crédito Produtivo Energia Solar, disponibilizada pela Goiás Fomento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

Micro e pequenas empresas terão limite máximo financiável de R$ 200 mil, e os microempreendedores individuais (MEIs) de R$ 30 mil. Se você quiser saber mais sobre o Programa Goiás Solar, preparamos um post especial sobre o assunto.

E quanto às pessoas físicas e aos proprietários rurais, existem ainda uma série de outros financiamentos oferecida por bancos públicos, privados e instituições de fomento ao crédito.

Viu como investir em energia solar em Goiânia pode trazer muitos benefícios para o seu bolso e, também, ao meio ambiente? Certamente, o seu imóvel vai se valorizar ainda mais com iniciativas ambientais como essa.

Se você é morador da região e ficou com alguma dúvida sobre como investir em energia solar em Goiânia, entre agora mesmo em contato com nossa equipe. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo