Energia solar fotovoltaica
21 de março de 2017

Qual a média do ROI para empresas que adotam a energia solar?

Saiba como analisar a viabilidade de seu investimento! Todo tipo de investimento requer um levantamento de informações e dados para…

Saiba como analisar a viabilidade de seu investimento!

Todo tipo de investimento requer um levantamento de informações e dados para que boas escolhas gerem bons resultados. E não seria diferente com a energia solar fotovoltaica, não é mesmo?

Você já sabe que a energia proveniente do sol é um bom investimento e que o seu retorno se dá ao longo do tempo com os descontos gerados na conta de luz. Mas sabe quanto tempo o sistema fotovoltaico demora a se pagar, e a partir de quando ele passa a gerar apenas lucro para a sua empresa? No post de hoje, vamos falar sobre o ROI dessa tecnologia e como ela impacta nos custos mensais das empresas.

Retorno sobre o Investimento – ROI da Energia solar

Qualquer gestão empresarial deve levar em consideração o ROI, ou Payback. É esse indicador que demonstra a viabilidade de um investimento. Afinal, apostar em uma nova tecnologia é uma forma de melhorar seu negócio e, por isso, ela não pode prejudicar as demais operações. Mas, então, como se calcula o ROI da Energia Fotovoltaica?

O que influencia o ROI da Fotovoltaica?

Para fazer um cálculo bastante aproximado do retorno sobre o investimento da energia solar fotovoltaica é preciso levar em conta todos os gastos na instalação e toda a economia que será gerada ao final dela. Por isso, vamos dividir a nossa análise em dois passos: os gastos e a economia.

Gastos de instalação

– Valor dos equipamentos

Aqui entram todos os valores somados dos painéis fotovoltaicos, assim como do inversor solar, cabos, estrutura de instalação etc.

Saiba como escolher seu fornecedor de energia fotovoltaica. 

Esta soma deve levar em consideração um levantamento sobre a incidência solar na região em que sua empresa está instalada – afinal, apesar de o Brasil ser um país tropical, tem dimensão continental e, por isso, a incidência do sol varia bastante por todo o território: uma região que recebe mais radiação precisará de menos placas do que outra com menor exposição.

Além disso, é preciso definir qual o espaço disponível para as placas- normalmente nos telhados- e quanto se pretende reduzir na conta de energia elétrica.

– Valor do projeto

Fazer este levantamento sobre o sistema fotovoltaico pareceu complicado? Não se assuste! Umaequipe especializada em energia solar está preparada para fazer o estudo. Planejar e projetar o sistema é parte fundamental para que o serviço seja feito da melhor forma possível, sem que você, consumidor, tenha que se preocupar ou arcar com gastos inusitados no futuro.

– Serviço de instalação 

Aqui, é contabilizado o serviço da equipe técnica que será responsável pela instalação das placas fotovoltaicas.

Valor de Economia

Aparentemente, estes custos somados podem até parecer altos, mas você, enquanto gestor, deve ficar atento à economia que o sistema irá proporcionar.

– Vida útil

A energia fotovoltaica leva em conta a economia mensal que o sistema proporciona. Mas, para ter noção da economia geral que você estará contratando, é preciso ter em mente a vida útil de um sistema, que é longa: pelo menos,25 anos.

Você já parou para pensar o quanto a sua empresa pode deixar de gastar, se, mensalmente, a economia tende a chegar a 80% da conta de energia elétrica?

Cálculo do ROI simples

Agora que você já sabe o gasto para a instalação e o potencial do sistema que será instalado, é preciso dividir estes custos pela economia da sua empresa. Como o retorno depende de diversos fatores, como tarifa da energia elétrica da cidade, fornecedor contratado e tamanho do sistema a ser instalado, cada caso precisa ser estudado individualmente. No geral, o payback da energia solar fotovoltaica costuma levar de quatro a dez anos. Para se ter uma ideia, o ROI de um sistema instalado na cobertura de uma empresa para a geração de 3800 kWh é de apenas cinco anos, uma economia média de aproximadamente R$ 2500 por mês. 

Diversos sites disponibilizam simuladores de energia solar. Você pode encontrar um completo pela página do Instituto Ideal, uma organização sem fins lucrativos com atividades voltadas para a promoção de energia solar no Brasil.

Cálculo de ROI Completo

Algumas formas de cálculo do payback levam em consideração, também, uma projeção da inflação, que afeta diretamente a tarifa da conta de luz. Além disso, como o sistema possui uma vida útil longa, muitos empresários também acrescentam nos seus cálculos uma previsão de suas contas de luz para o futuro, no caso de um aumento na empresa, por exemplo.  Para estas previsões, a melhor opção é contar com o apoio de uma empresa especializada em energia solar e um profissional responsável pela engenharia financeira do seu negócio. 

Quer contar com o apoio da Yellot para definir o ROI da Energia Solar para a sua empresa? Faça um orçamento com a gente e até a próxima.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo