Blog da Dusol

14
nov

Você já parou para pensar na verdadeira importância da energia solar no desenvolvimento da indústria?

Gerar energia elétrica por meio de uma fonte renovável e disponível a todos nós, certamente, traz benefícios que vão muito além do financeiro. Conheça três desses motivos no post de hoje.

A energia solar faz parte da Indústria 4.0

A Quarta Revolução Industrial que estamos vivenciando tem como foco automatizar os processos industriais com máquinas que sejam capazes de operar sozinhas, e, em alguns casos, também tomar determinadas decisões. É a era das fábricas inteligentes.

Ao mesmo tempo, a Indústria 4.0 também tem como objetivo eliminar (ou diminuir) a geração de resíduos – e é aí que entra o papel da energia solar no desenvolvimento da indústria.

Sendo a energia elétrica a base do funcionamento industrial, a energia solar cumpre esse papel ao fornecer uma tecnologia que é, ao mesmo tempo, eficiente, limpa e renovável. Além disso, a indústria passa a ter completa autonomia, já que o sistema de geração de energia solar pode ser acompanhado em tempo real por meio de dispositivos móveis.

A energia solar gera economia financeira, que se traduz em mais investimentos para a indústria

Outro importante papel da energia solar no desenvolvimento da indústria é a grande economia financeira que o sistema gera. Afinal de contas, o setor industrial brasileiro paga a energia elétrica mais cara do mundo.

Nesse caso, ao aderirem ao sistema fotovoltaico, fábricas e indústrias conseguem reduzir a conta de energia em até 98%, e, após o sistema ser totalmente pago (existe uma série de bons financiamentos específicos), todo esse retorno traz um grande alívio às despesas financeiras da indústria, proporcionando, ainda, que o setor consiga investir em mais inovação ao empreendimento.

Vale lembrar que o sistema fotovoltaico possui alta durabilidade – em torno de 25 anos, e, depois desse prazo, os painéis vão perdendo aos poucos sua eficiência, além de ter uma manutenção extremamente simples e barata.

A energia solar no desenvolvimento da indústria cria uma cultura de sustentabilidade no mercado

Não é à toa que grandes empresas e indústrias no Brasil e no exterior têm investido na instalação de energia solar. Aliás, saiba que, recentemente, o nosso país alcançou a marca de 1 GW (gigawatt) de potência instalada por meio da geração distribuída.

Mais do que nunca as questões que envolvem sustentabilidade estão em alta, principalmente em relação ao papel dos setores empresariais e industriais na criação de processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. Nesse sentido, a energia solar no desenvolvimento da indústria cumpre um papel fundamental.

O sistema fotovoltaico acaba valorizando a marca no mercado, já que os consumidores têm preferido a compra de produtos que sejam desenvolvidos de forma limpa e sustentável, como apontam alguns indicadores.

E se o chamado “consumidor consciente” prefere escolher produtos com selo verde, os fornecedores tendem a optar por produtos fabricados por empresas que assumiram o papel de responsabilidade socioambiental. Desse modo, a economia se fortalece.

E você, tem interesse em saber mais qual é o papel da energia solar no desenvolvimento da sua indústria? Fale com a equipe da Dusol Engenharia Sustentável.

Comentários