Indústria
10 de dezembro de 2022

O papel da energia solar no desenvolvimento da indústria

O papel da energia solar no desenvolvimento da indústria é fundamental. Saiba mais.

módulos fotovoltaicos instalados no telhado de uma indústria

Você já parou para pensar na verdadeira importância da energia solar para indústrias?

Gerar energia elétrica por meio de uma fonte renovável e disponível a todos nós, certamente, traz benefícios que vão muito além do financeiro. Conheça três desses motivos no post de hoje.

A energia solar na Indústria 4.0

telhado coberto de módulos para representar a energia solar para indústrias

A Quarta Revolução Industrial que estamos vivenciando tem como foco automatizar os processos industriais com máquinas que sejam capazes de operar sozinhas, e, em alguns casos, também tomar determinadas decisões. É a era das fábricas inteligentes.

Ao mesmo tempo, a Indústria 4.0 também tem como objetivo eliminar (ou diminuir) a geração de resíduos – e é aí que entra o papel da energia solar na indústria.

Sendo a energia elétrica a base do funcionamento industrial, a energia solar cumpre esse papel ao fornecer uma tecnologia que é, ao mesmo tempo, eficiente, limpa e renovável. Além disso, a indústria passa a ter completa autonomia, já que o sistema de geração de energia solar pode ser acompanhado em tempo real por meio de dispositivos móveis.

A energia solar gera economia financeira

A energia solar gera economia financeira, que se traduz em mais investimentos para a indústria. Outro importante papel da energia solar na indústria é a grande economia financeira que o sistema gera. Afinal de contas, o setor industrial brasileiro paga a energia elétrica mais cara do mundo.

Nesse caso, ao aderirem ao sistema fotovoltaico, fábricas e indústrias conseguem reduzir a conta de energia em até 98%, e, após o sistema ser totalmente pago (existe uma série de bons financiamentos específicos), todo esse retorno traz um grande alívio às despesas financeiras da indústria, proporcionando, ainda, que o setor consiga investir em mais inovação ao empreendimento.

Vale lembrar que o sistema fotovoltaico possui alta durabilidade – em torno de 25 anos, e, depois desse prazo, os painéis vão perdendo aos poucos sua eficiência, além de ter uma manutenção extremamente simples e barata.

Cultura para a indústria

A energia solar no desenvolvimento da indústria cria uma cultura de sustentabilidade no mercado. Não é à toa que grandes empresas e indústrias no Brasil e no exterior têm investido na instalação de energia solar. Aliás, saiba que, recentemente, o nosso país alcançou a marca de 25 GW (de acordo com a Absolar) de potência instalada por meio da geração distribuída.

Mais do que nunca as questões que envolvem sustentabilidade estão em alta, principalmente em relação ao papel dos setores empresariais e industriais na criação de processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. Nesse sentido, a energia solar no desenvolvimento da indústria cumpre um papel fundamental.

O sistema fotovoltaico acaba valorizando a marca no mercado, já que os consumidores têm preferido a compra de produtos que sejam desenvolvidos de forma limpa e sustentável, como apontam alguns indicadores.

E se o chamado “consumidor consciente” prefere escolher produtos com selo verde, os fornecedores tendem a optar por produtos fabricados por empresas que assumiram o papel de responsabilidade socioambiental. Desse modo, a economia se fortalece.

você, tem interesse em saber mais qual é o papel da energia solar no desenvolvimento da sua indústria? Fale com a equipe da Yellot.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo