Blog da Dusol

14
nov

Você já ouviu falar sobre a Agenda 2030 da ONU? Ela surgiu em 2015 e faz parte dos chamados novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais, com metas ambiciosas para os países (inclusive o Brasil) em relação ao futuro da humanidade – e é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe.

O surgimento da Agenda 2030 da ONU

A agenda 2030 da ONU nada mais é do que uma agenda voltada para o desenvolvimento sustentável de forma global.

Na prática, é um documento assinado em 2015 em Nova York por chefes de Estado e de Governo, além de altos representantes, se comprometendo a trabalhar para a implementação de objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável em 2030.

Ao todo, são 17 objetivos a serem cumpridos nesse prazo, com 169 metas associadas, que são integradas e indivisíveis. De acordo com o site oficial da ONU, esses objetivos são o resultado de dois anos de pesquisa, e consulta pública junto à sociedade civil e outras partes interessadas.

Abaixo, o vídeo de apresentação da Agenda:

Toda Agenda 2030 da ONU está centrada em três dimensões do desenvolvimento sustentável: a social, a ambiental e a econômica. Alguns objetivos gerais, segundo o documento, são:

  • Acabar com a fome e a pobreza no mundo;
  • Construir sociedades mais pacíficas, inclusivas e justas;
  • Combater as desigualdades nos países e entre eles;
  • Proteger os direitos humanos;
  • Promover a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres;
  • Proteger os recursos naturais do planeta;
  • Criar condições de prosperidade para todos de forma sustentável.

De acordo com o documento, a agenda e os 17 ODS podem ser cumpridos através de parcerias globais, e, também, apoiadas pela chamada Agenda de Ação de Adis Adeba, assinada em 2015 e que fornece uma série de medidas para que a agenda de 2030 seja implementada com ações práticas.

Os 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU

A seguir, eis os 17 objetivos formalizados na agenda. Em cada um deles, existem metas estabelecidas, totalizando 169:

– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

– Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (nas áreas de finanças, tecnologia, capacitação, comércio e outras questões sistêmicas).

O texto completo da Agenda 2030 da ONU com a descrição de todas as metas pode ser lido neste link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.

E então, qual é a sua opinião sobre esse assunto? Acredita que os países comprometidos com as mudanças conseguirão colocar as metas em prática? Para complementar esse assunto, saiba o que esperar do próximo governo sobre energia renovável e até a próxima!

Comentários