Sustentabilidade
24 de julho de 2019

O que é energia renovável?

Saber o que é energia renovável te ajuda a entender que existem formas de produzir energia e garantir o conforto das pessoas, mas sem comprometer a natureza.

Muito se fala em alternativas de produção de eletricidade que sejam mais ecologicamente corretas – mas você sabe, de fato, o que é energia renovável?

Hoje vamos falar exatamente sobre isso para tiver de vez a sua dúvida.

O que é energia renovável

Energia renovável é toda energia que vem de uma fonte que se renova de forma natural e de forma cíclica, ou seja, em escala de tempo em que os humanos podem colher novamente os resultados dessa renovação.

Além disso, essa fonte natural é vinda de elementos da natureza que são de fácil acesso, inesgotáveis e menos poluidoras em relação às energias tradicionais já conhecidas – menos poluidoras no sentido de que quando são transformadas em eletricidade, não há necessidade direta de liberação de gases poluentes, como é no caso das atuais fontes não renováveis (carvão, petróleo e gás natural, por exemplo).

Os tipos de energia renovável

Agora que você já sabe o que é energia renovável, vamos explicar os principais tipos de fontes que podem ser extraídas da natureza para a produção de eletricidade.

Energia hídrica

O primeiro exemplo sobre o que é energia renovável é a  chamada energia hídrica – aquela produzida a partir da água represada dos rios e que sofrem uma grande movimentação por conta de turbinas instaladas. É justamente a força dessas águas que produzem a energia.

Atualmente, as usinas hidrelétricas compõem grande parte da matriz energética brasileira (65,2%), e, apesar de ser considerada renovável, não podemos deixar de falar sobre os impactos que esse sistema pode causar, principalmente socioambientais para a construção dessas usinas.

Energia Eólica

A energia eólica tem como fonte a força dos ventos, que movem as hélices de duas ou três pás fixadas no topo de torres bem altas. É justamente essa força motriz gerada pelos ventos que gera a energia nas turbinas.

Aqui no Brasil, a energia eólica vem crescendo e atualmente representa 8,7% da matriz energética, colocando no país na 8ª colocação no ranking mundial de capacidade eólica instalada, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). São 600 parques eólicos em 12 estados.

Energia solar

Não dá para falar sobre o que é energia renovável sem citar a energia solar, que tem se tornado a preferência dos consumidores brasileiros.

Afinal de contas, a energia solar utiliza como fonte a luz do Sol, que tem sua disponibilidade em todo o planeta e que garante uma grande eficiência energética.

Desse modo, temos dois diferentes tipos de energia solar:

  • Energia solar fotovoltaica: que é aquele modelo tradicional, onde painéis são instalados em locais com incidência de luz solar, que transformam essa irradiação em energia.
  • Energia solar heliotérmica: também chamada de Energia Solar Térmica Concentrada, trata-se de uma tecnologia específica para a geração centralizada em grandes projetos de usina solar, cujas milhares de placas concentram a luz do sol em altas temperaturas e aquecem materiais específicos, movimentando turbinas e gerando eletricidade.

A energia solar também faz parte da nossa matriz energética brasileira, representando 1,2%. Mas não se engane, pois essa fonte de energia renovável vem crescendo bastante no país e estima-se que em breve ultrapasse o carvão mineral e a energia nuclear.

Aliás, o Brasil é o 11º no ranking em investimentos em energia solar no mundo, com uma marca histórica de 1,2 GW (gigawatts) de potência instalada, acumulando 2,4 GW de potência e mais de 83 mil telhados solares pelo país.

Neste post aqui tem mais detalhes sobre esse assunto.

Biomassa

Outro exemplo sobre o que é energia renovável é a fonte conhecida como biomassa, muito se falada aqui no país.

Trata-se da energia gerada pela queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, a madeira, a palha de arroz, óleos vegetais, álcool, etc.

Nesse caso, vale lembrar que a biomassa é considerada uma fonte renovável porque mesmo que libere gases poluentes com essa queima, a quantidade e CO2 liberada é absorvida no cultivo desses materiais – ou seja, os impactos ambientais são zerados.

A biomassa ocupa 8,6% da nossa matriz energética brasileira.

Energia Geotérmica

Outro exemplo do que é energia renovável é a chamada energia geotérmica. Trata-se da energia gerada através do calor interno da terra – no caso, usinas são instaladas em regiões onde esse calor está mais perto da superfície.

Com dutos especiais, uma quantidade considerável de água é injetada no subsolo, retornando na forma de vapor por conta desse calor interno. Então, o vapor passa pelos tubos e é direcionada a turbinas que se movimentam e geram eletricidade.

Aqui no Brasil a energia geotérmica não compõe a matriz energética, já que o terreno brasileiro é antigo e não tem formações que tornam possível as rochas derretidas ou o magma estarem próximas à superfície.

De qualquer forma, nos últimos anos o tema tem voltado a ser discutido sobre a possibilidade de parcerias entre o Brasil e outros países, como um estudo publicado em 2016 e divulgado pelo portal de notícias El País.

Energia Maremotriz

Por fim, o último exemplo sobre o que é energia renovável e a chamada energia maremotriz. Trata-se da força das ondas e marés, que, por meio de grandes torres subaquáticas com hélices instaladas mais perto do litoral, geram uma forte movimentação das águas produzindo a energia.

O Brasil não possui esse tipo de energia renovável em sua matriz energética. Estudos e projetos pilotos foram feitos ao longo dos anos, mas não foram para frente.

Bom, agora que você já sabe o que é energia renovável e suas principais fontes, vamos complementar o assunto?

Entenda agora mais detalhes sobre como funciona a energia solar fotovoltaica – essa que você pode instalar em seu imóvel. Até a próxima!

 

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo