Blog da Dusol

26
dez

O aquecimento solar já é bastante difundido no Brasil, o que é uma excelente notícia. Mas você já parou para pensar que ele poder ser o primeiro passo para a sua independência energética?

Quando falamos em independência energética, isso significa não depender 100% da concessionária de energia da região, o que, na prática, faz com que a sua conta mensal seja muito mais econômica, sem que você tenha que abrir mão do conforto de utilizar aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos.

Mas, voltando ao aquecimento solar, o sistema é muito simples e consiste na instalação das placas coletoras, que absorvem a radiação do Sol e esquentam a água, que é armazenada em um reservatório, que a mantém aquecida. E quando não faz Sol, existe um gerador secundário, que, na verdade, é uma resistência elétrica (assim como a do chuveiro), que aquece a água na ausência de radiação solar.

A seguir, saiba os motivos pelos quais o aquecimento solar pode te deixar a um passo da independência energética.

1. O aquecimento solar ajuda a economizar na conta de energia

Levando em consideração que um dos grandes “vilões” de consumo de energia elétrica é o chuveiro, que pode representar até 40% da conta, investir em aquecimento solar já vai ajudar a economizar, pois a água passará a ser quente por conta da energia do Sol.

Se, em casa, o sistema faz economizar, imagine, então, indústrias, hospitais, clubes, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de grandes quantidades de água quente todos os dias.

Além da economia na conta, automaticamente o seu imóvel fica mais valorizado por ter sistemas renováveis, como o aquecimento solar e a energia fotovoltaica.

2. O sistema de aquecimento solar tem alta durabilidade e baixa manutenção

A durabilidade média de um sistema de aquecimento solar é de 10 anos, mas pode chegar até 20 anos dependendo da qualidade do equipamento —então, já dá para imaginar que esse é um ótimo passo para a independência energética, não é mesmo?

Além disso, dependendo de como é o consumo de água da sua residência, o payback (retorno do investimento feito) é em curto prazo, o que pode ocorrer de um ano e meio a três anos — aliás, uma ótima dica para você também economizar na água é incluir um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva, como falamos neste post aqui.

Voltando ao sistema de aquecimento solar, saiba, também, que a sua manutenção é muito simples e consiste, basicamente, em lavar as placas coletoras duas vezes ao ano com água e sabão neutro, evitando o acúmulo de poeira.

3. Além de mais independência energética, o aquecimento solar garante o seu conforto

De que adiantaria não precisar mais de 100% da eletricidade da concessionária da região se você tivesse que abrir mão do conforto em casa? Mesmo que compensasse financeiramente, por outro lado, não haveria a qualidade de vida.

Na prática, estamos falando em poder utilizar a água quente do chuveiro sem a preocupação com a conta no final do mês — mas é claro que isso não quer dizer que você deva ficar 30 minutos no banho, ok?

Além disso, quando você investe no aquecimento solar, o conforto também se traduz na própria temperatura da água, pois não existe mais aquele pinga-pinga do chuveiro elétrico e nem aqueles minutos complicados na tentativa de aquecer a água mais rapidamente.

Aliás, além do chuveiro, o aquecimento solar também pode ser utilizado em hidromassagens, piscinas, torneiras e até no aquecimento de ambientes, garantindo ainda mais conforto a um excelente custo-benefício.

4. O aquecimento solar pode ser o primeiro passo para o investimento em geração de energia solar

Por fim, o aquecimento solar é um grande passo para a sua independência energética porque os resultados são tão expressivos que podem encorajar a investir na geração da própria energia no imóvel, por meio do sistema fotovoltaico.

Nesse caso, então, a sua independência pode ser quase completa, pois dependendo da capacidade instalada, a economia pode chegar a 95% em sua conta mensal. Imagine só!

Portanto, para te ajudar a dar esse passo a mais em sua independência energética (e financeira), preparamos um post que explica como a energia solar e o aquecimento solar podem trabalhar juntos. Até a próxima!

Comentários