Energia solar fotovoltaica
11 de abril de 2018

Por que o custo do sistema de energia solar é um investimento para empresas?

Confira alguns motivos que explicam o porquê o custo do sistema de energia solar é um investimento com retorno em várias áreas da empresa.

Essa é uma realidade: o custo do sistema de energia solar torna-se um verdadeiro investimento para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Afinal de contas, a energia elétrica é a base para o funcionamento das mesmas e, sem ela, fica impossível produzir produtos, serviços e comercializá-los.

Já até falamos aqui no blog sobre as aplicações da energia solar para empresas em 2018, para te explicar, na prática, de que forma o sistema fotovoltaico pode ser um aliado na rotina corporativa – mas, a seguir, listamos outros argumentos que, definitivamente, vão te ajudar a entender ainda mais sobre a importância dessa mudança. Acompanhe.

1. Porque a empresa assume um importante posicionamento estratégico

Em primeiro lugar, o custo do sistema de energia solar pode ser facilmente explicado no sentido de promover uma valorização na empresa como um todo – desde que você saiba como criar estratégias que enfatizem a preocupação do seu negócio com a sustentabilidade, atraindo novos consumidores que levam isso em consideração.

Assumir um posicionamento sustentável faz com que a sua empresa seja bem-vista pela sociedade e, com isso, você consegue realizar um verdadeiro marketing verde vinculado à sua marca, e atraindo o chamado “consumidor consciente” – que, atualmente, representa uma parcela considerável da população e dá preferência a produtos e serviços que respeitem o meio ambiente, com processos econômicos e ecologicamente corretos.

Para você entender melhor sobre esse assunto, confira nosso post sobre os 4 benefícios para a imagem da empresa ao investir em energia solar.

 2. Porque o custo do sistema de energia solar representa um investimento com retorno certo

O segundo motivo que torna o custo do sistema de energia solar um investimento é o seu payback. Você sabia que, atualmente, com a queda dos preços dos equipamentos, o retorno sob o investimento chega a ser de até 2 anos, em alguns casos?

É claro que o valor final do sistema dependerá de algumas variáveis, tais como a tarifa de energia e sua oscilação, o custo de oportunidade, o local a ser instalado, questões técnicas, o ganho patrimonial, entre outras, mas o fato é que, atualmente, com a queda da taxa básica de juros, esse investimento se torna ainda mais rentável.

Outra boa notícia que transforma o custo do sistema de energia solar em um verdadeiro investimento para sua empresa é que, hoje em dia, existem várias linhas de financiamento a juros bem atraentes, como o do FCO e o do BNDES. Desse modo, o fluxo de caixa do investimento será sempre positivo: ou seja, a economia de energia é maior do que a parcela do próprio financiamento.

3. Porque os funcionários se sentem mais engajados

Aqui neste post, em que falamos sobre algumas razões para você apostar em energia solar para a sua empresa, citamos que uma delas é o aumento da motivação da sua equipe de funcionários. Como assim?

Simples: pessoas que trabalham em lugares que prezam pela responsabilidade socioambiental – e aí podemos incluir práticas sustentáveis, como o uso da energia solar, o aproveitamento da água da chuva e projetos sociais, por exemplo – se sentem mais motivadas e engajadas na empresa, pois sabem que, além do trabalho em si, elas também fazem parte da construção de valores para a sociedade.

Por todos esses motivos, vale a pena você pensar em investir em energia solar em sua empresa. Para te ajudar ainda mais, preparamos um e-book gratuito, explicando e dando exemplos de como a energia solar pode impactar na prática o seu negócio. Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo