Energia solar fotovoltaica
23 de agosto de 2017

Por que o mercado de energia solar em Brasília é rico?

Investir em energia solar na capital federal é um grande negócio! Capital federal do Brasil e sede do governo do…

Investir em energia solar na capital federal é um grande negócio!

Capital federal do Brasil e sede do governo do Distrito Federal, Brasília é uma cidade privilegiada tanto por paisagens naturais quanto pelas suas imponentes construções. Mas você sabia que ela também possui outro grande potencial e que pode gerar muita economia e sustentabilidade?

A energia solar em Brasília apresenta um mercado riquíssimo a ser explorado por residências, comércios, prédios públicos e todos que queiram produzir a própria energia elétrica de forma barata e ambientalmente correta.

No post de hoje, portanto, explicaremos os motivos de Brasília ser considerado o local perfeito para a energia fotovoltaica. Acompanhe.

1. Uma cidade com grandes áreas abertas

Por ser uma cidade com casas distantes umas das outras, grandes áreas abertas nos bairros residenciais, além de muitos parques públicos e prédios mais baixos (com algumas exceções), Brasília tem um tombamento volumétrico que permite que haja pouco sombreamento entre os prédios e as casas. Esse fato potencializa as áreas utilizáveis do telhado de 30% a 50%.

Isso sem falar no clima tropical de altitude, com uma temperatura média anual de 21ºC, cujas máximas chegam a 34ºC, o que proporciona mais durabilidade e eficiência aos equipamentos fotovoltaicos.

2. Possui um alto nível de irradiação solar

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar em Brasília é extremamente propícia para investimentos, pois apresenta uma média de irradiação de 5,8 kWh/m2/ano (acima da média nacional, que gira em torno de 4,25 kWh/ m2/ano), sendo uma das melhores irradiações do Centro-Oeste e do Brasil.

Ter um alto índice de irradiação solar significa que o sol brilha na maior parte do ano na região. Nesse caso, investir em energia solar em Brasília é um bom negócio, pois quanto maior o índice, mais eletricidade é produzida pelo sistema fotovoltaico – o que, consequentemente, nos leva ao terceiro motivo.

3. Conta de energia dos moradores e empresários de Brasília pode praticamente zerar

Produzir a própria energia elétrica pode reduzir a conta mensal em até 95%, fazendo com que os contribuintes se livrem das bandeiras tarifárias que encarecem ainda mais a fatura.

Como o sistema continua interligado na rede de distribuição da cidade, dependendo da potência da energia solar instalada, você pagará apenas a taxa mínima da conta, e se produzir uma quantidade excedente de eletricidade, poderá utilizá-la como créditos na rede de distribuição dentro de um prazo (para saber mais, leia esse post).

4. É um ótimo investimento para empresas

A energia solar em Brasília é um verdadeiro investimento para empresas de todos os tamanhos e segmentos porque traz um retorno em médio e longo prazo, e a produção de eletricidade continua com sua eficiência máxima por, no mínimo, 25 anos – em alguns casos, ela pode chegar a 50 anos.

Reduzir drasticamente as despesas com energia elétrica faz com que os empresários respirem mais aliviados e consigam reunir seus esforços – e o dinheiro economizado – para novos investimentos.

5. A energia solar em Brasília pode gerar novos empregos e impulsionar a economia

Você sabia que é necessário apenas 0,41% da área total do Distrito Federal para gerar toda a eletricidade da região com energia solar? É o que mostra um estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.

Com a inserção da energia solar em Brasília, um novo mercado pode se consolidar na região, abrindo empresas, gerando empregos e preenchendo lacunas na economia. Afinal, a cidade possui muitas áreas para expansão industrial e comercial, facilitando investimentos futuros em grande escala no país.

Esses são apenas alguns motivos que explicam o porquê o mercado de energia solar em Brasília é riquíssimo e todos podem usufruir dele – sejam casas, apartamentos, prédios públicos, privados e também nas áreas rurais.

Se você mora em Brasília, se interessou pelo assunto e quer saber quais são os procedimentos para instalar a energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas! Até a próxima.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo