Energia solar fotovoltaica
4 de março de 2020

Por que o Selo Solar é importante para sua empresa?

Você sabe o que é o Selo Solar? Para entender sua importância, antes é necessário conhecer as relações atuais entre…

Você sabe o que é o Selo Solar? Para entender sua importância, antes é necessário conhecer as relações atuais entre o meio ambiente e as indústrias.

A preocupação das empresas em reforçar sua consciência ecológica está cada vez maior. Esse movimento, no entanto, não é novo. Ele vem desde os anos 90, época em que as questões ambientais ganharam força na Europa e Estados Unidos. A partir daí, essa demanda se tornou global e foi institucionalizada por meio de tratados internacionais.

Neste cenário, a procura pela origem da energia utilizada por empresas se tornou algo irreversível. E os consumidores e investidores ficaram cada vez mais atentos a isso. O crescente interesse por energia solar é um sinalizador de empresas em busca de fontes de energia sustentável.

Entenda mais sobre o crescimento da energia solar no Brasil.

A importância das certificações ambientais

Atualmente, reforçar o compromisso com a natureza é, sem dúvida, um pilar imprescindível na construção de grandes marcas. Preste atenção: boicotes e ataques virtuais contra organizações que afetam de forma negativa o meio ambiente estão cada vez mais comuns, não é verdade?

A partir disso, organizações diversas criaram iniciativas a fim de certificar os usuários que buscam formas mais sustentáveis de manter seus negócios. Assim, essas certificações garantem ao público das empresas que os métodos e procedimentos utilizados estão de acordo com as exigências internacionais de sustentabilidade. 

O que é o Selo Solar?

O Selo Solar é uma proposta do Instituto IDEAL e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), juntamente com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. A fim de destacar aqueles que implementam em suas instalações o uso da energia fotovoltaica, o Instituto incentiva e promove a energia renovável e de baixíssimo impacto ambiental.

Essa certificação é concedida gratuitamente para empresas, instituições públicas e privadas, além de proprietários de edificações. Para isso, é necessário utilizar um valor mínimo anual de eletricidade solar. Esse valor varia conforme a quantidade total de energia consumida. 

  • Para Clientes Residenciais, a potência mínima instalada deve ser de 3kWp; 
  • Para Clientes Comerciais, é necessário comprovar a potência mínima instalada de 5kWp.

Outra forma de conquistar esse selo é ter 50% do seu consumo de eletricidade proveniente de uma fonte solar.

O que é o Selo Solar?

Por que conquistar o Selo Solar?

O Selo Solar busca impulsionar novos projetos e empresas a favor de uma postura mais ecológica, assim como os consumidores e investidores a reconhecer e apoiar marcas que empregam energia limpa e fomentam meios de qualidade para sua obtenção.

Além disso, as edificações e projetos certificados são incluídos ao portal do Selo, sendo divulgados pelo Instituto IDEAL. A partir dessa iniciativa, as empresas e seus proprietários ganham reconhecimento a favor de causas ambientais.

Para solicitar o Selo, basta ler atentamente as regras e preencher o formulário online de solicitação disponível na página www.selosolar.com.br/regras.

Se interessou pelo Selo Solar? Antes de tudo, é fundamental se atentar à implementação da energia solar em seu projeto. Por isso, trabalhar com uma empresa de engenharia sustentável permite soluções completas, facilidade na busca por financiamentos e garantia de bons serviços e ajustes após a instalação, se necessário.

Quer desenvolver um projeto mais econômico e sustentável? Entre em contato com a Yellot e saiba mais.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo