Energia solar fotovoltaica
7 de março de 2018

Principais dúvidas sobre ter energia solar em casa

Quer ter energia solar em casa? Então, tire as principais dúvidas sobre esse assunto agora mesmo!

Já esclarecemos aqui no blog algumas dúvidas comuns sobre o sistema fotovoltaico, lembra? Mas hoje, reunimos as principais dúvidas que os leitores do nosso blog têm quando entram em contato conosco e querem saber mais sobre ter energia solar em casa.

Leia atentamente e, se no final você tiver outras dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário ou entre em contato com a gente, combinado?

1. “Se eu instalar energia solar em casa, deixarei de pagar a conta mensal de energia?”

Não, você continuará pagando a conta de energia para a distribuidora da sua região, pois o sistema será ligado à rede. A grande e principal diferença é que, com a energia solar em casa, você pagará apenas o mínimo da fatura – 30 kWh monofásico, 50 bifásico e 100 trifásico.

Além disso, dependendo da capacidade de produção de energia instalado no sistema, você pode diminuir a sua conta em até 95%.

2. “Eu preciso ter muito espaço no imóvel para a instalação dos painéis fotovoltaicos?”

Cada painel solar tem uma área total de aproximadamente 2 m². Sendo assim, para casas, é possível gerar energia solar a partir de áreas de aproximadamente de 12 m².

O tamanho total da área para a instalação da energia solar em casa vai depender de alguns fatores, principalmente em relação ao consumo mensal de energia, baseado na quantidade de moradores do imóvel. Em casas com um maior consumo, por exemplo, são necessários aproximadamente 50 m² de área para a instalação dos painéis.

3. “É preciso adquirir um telhado especial para instalar os painéis fotovoltaicos?”

Não, eles podem ser instalados em qualquer telhado, sendo que os painéis ficam presos por meio de um sistema de fixação. Além disso, as coberturas planas – como lajes e telhas pré-fabricadas – também são propícias para a instalação.

Logo, cada tipo de telhado pede um diferente sistema de fixação, portanto, o seu será levado em conta na hora da realização do orçamento.

4. “Os painéis podem permanecer em áreas com sombra?”

Não, as placas solares não podem ser instaladas em áreas sombreadas, porque dependem especificamente da irradiação solar para a captação da energia (caso fiquem em áreas com sombras, elas perdem a eficiência).

Quanto ao período de inverno, o ideal é que os telhados permitam a orientação dos painéis em função do sol de inverno, para garantir a continuidade da eficiência.

5. “A energia solar pode ser instalada em imóveis alugados?”

Sim, pois o sistema pode ser desinstalado e reinstalado quantas vezes for necessário. De qualquer forma, verifique com o proprietário do imóvel essa possibilidade antes da instalação.

Se você mora em apartamento, é importante verificar as regras do condomínio, conversar com o proprietário do imóvel e se certificar de que existe um espaço apropriado para a instalação, que não comprometa os demais apartamentos.

6. “O sistema fotovoltaico pode gerar energia para outros imóveis?”

Sim, desde que o titular destas unidades consumidoras seja o mesmo da casa, e as unidades abastecidas pela mesma distribuidora.

Isso se chama “autoconsumo remoto” e permite gerar energia em um imóvel e utilizar o excedente para compensar outras contas de energia. Por exemplo, você pode instalar energia solar em casa e utilizar a quantidade que sobrou para compensar a conta da sua casa de campo, por exemplo.

Novamente, reforçamos que as demais unidades consumidoras receberão a compensação de energia somente após ela já ter sido totalmente consumida na unidade onde está instalada.

7. “Além da economia de energia, quais são as vantagens de instalar energia solar em casa?”

São muitas, e podemos citar:

  • a possibilidade de você mesmo monitorar o quanto está sendo produzido e consumido, aumentando o seu poder de decisão nesse aspecto;
  • o sistema é extremamente silencioso;
  • apresenta baixa manutenção (leia mais sobre esse tema aqui neste post);
  • o imóvel é valorizado;
  • você continua utilizando seus aparelhos eletroeletrônicos, como o ar condicionado, sem grandes preocupações com o aumento da conta.

E então, já está pronto para investir em energia solar e colher os benefícios dessa tecnologia na sua casa? Entre em contato conosco e até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo