Blog da Dusol

02
out

Dando sequência ao post em que elencamos os principais fornecedores de inversores solares, a pedidos, hoje vamos citar quais são os maiores fabricantes de módulos solares do mercado.

Afinal de contas, quando falamos em energia solar, uma das primeiras imagens que nos vêm à mente são as placas fotovoltaicas em telhados ou em terrenos, sendo compartilhadas com várias unidades consumidoras.

Então, se você está pensando em investir em energia solar, preste atenção a esse post. É importante dizer que nós colocaremos aqui as listas dos maiores fabricantes do ponto de vista do market share – ou seja, da participação dos fabricantes no mercado em termos de volume de vendas – e isso não quer dizer que estamos elencando quais possuem mais qualidade. Acompanhe!

A classificação Tier 1

 

Existe um termo muito comum entre os fabricantes e os vendedores dos módulos fotovoltaicos: Tier 1, que nada mais é do que uma classificação criada pela Bloomberg NEF, empresa global de notícias e informações, que analisa os fabricantes de módulos fotovoltaicos cujos produtos foram utilizados em grandes projetos financiados por bancos internacionais.

Desse modo, a empresa compila periodicamente a lista Tier 1 a partir de milhares de projetos financiados e que envolvem o uso de módulos fotovoltaicos.

Para chegar a essa listagem, são considerados aspectos financeiros desses fabricantes, tais como:

 

  • estabilidade;
  • capacidade de honrar as garantias aos clientes;
  • capacidade de suprir os projetos.

Por isso, a lista Tier 1 é muito utilizada por auxiliar clientes e projetistas a selecionarem fabricantes mais confiáveis para os projetos de energia solar. Portanto, eis a lista dos 35 fabricantes de módulos fotovoltaicos Tier 1 divulgados em julho de 2019:

  1. Jinko Solar;

  2. Canadian Solar;

  3. Risen Energy;

  4. JA Solar;

  5. Hanwha Q-CELLS;

  6. Trina Solar;

  7. LONGi Solar;

  8. GCL Systems;

  9. Talesun;

  10. Seraphim;

  11. Suntech;

  12. Renesolar;

  13. ZNShine;

  14. First Solar;

  15. Chint;

  16. LG;

  17. BYD;

  18. Eging;

  19. Phono Solar;

  20. Jinneng;

  21. REC;

  22. Waaree;

  23. HT-SAAE;

  24. Adani;

  25. Vikram Solar;

  26. ET Solar;

  27. Neo Solar;

  28. Lightway;

  29. Boviet;

  30. Hansol technics;

  31. S-Energy;

  32. AU Optronics;

  33. Shinsung;

  34. Heliene;

  35. Sharp.

Top 10 dos módulos fotovoltaicos vendidos pelo mundo

A seguir, confira o top 10 dos principais fornecedores de módulos fotovoltaicos vendidos pelo mundo. A pesquisa foi feita pela PV Tech (uma das principais revistas técnicas da indústria solar) com base no ano de 2018.

De acordo com a publicação, os 10 fornecedores que aparecem no ranking foram responsáveis por quase 60% de todos os módulos fotovoltaicos fornecidos para o setor.

  1. JinkoSolar;

  2. JA Solar;

  3. Trina Solar;

  4. LONGi Solar;

  5. Canadian Solar;

  6. Hanwha Q-CELLS;

  7. Risen Energy;

  8. GCL-SI;

  9. Talesun;

  10. First Solar.

Os 5 principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no Brasil

Para esse ranking, nos baseamos no chamado Estudo Estratégico Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – 1º semestre de 2019, feito pela Greener, empresa de pesquisa e consultoria especializada no setor de energia fotovoltaica.

No relatório sobre o mercado da geração distribuída no país, a consultoria entrevistou 760 empresas que atuam no mercado de energia solar brasileiro, com base em levantamento feito em dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

Eis o ranking dos principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no Brasil:

(Fonte: Greener, 2019)

  1. Canadian Solar: 52,1% de participação no mercado brasileiro.

  2. GCL: 10,3% de market share.

  3. JA Solar: 5,5%.

  4. Risen: 5,2%.

  5. Jinko: 4,7%.

  6. Outros: 22,3%.

Para conhecer um pouco mais sobre a história do surgimento dos módulos solares, leia este post aqui.

Lembrando: os rankings acima dizem respeito ao volume de vendas e participação no mercado dos módulos fotovoltaicos, fatores que não estão diretamente relacionados à qualidade dos equipamentos. Portanto, vale a pena conferir o nosso post que ensina como escolher a melhor marca de painéis fotovoltaicos para te ajudar na hora da decisão. Até a próxima!

Comentários