Energia solar fotovoltaica
2 de outubro de 2019

Quais os maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos?

Separamos três importantes listas contendo os principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no Brasil e no mundo para te ajudar a tomar a melhor decisão!

módulo fotovoltaico registrado de baixo para cima

Dando sequência ao post em que elencamos os principais fornecedores de inversores solares, a pedidos, hoje vamos citar quais são os maiores fabricantes e os melhores módulos fotovoltaicos do mercado.

Afinal de contas, quando falamos em energia solar, uma das primeiras imagens que nos vêm à mente são os módulos fotovoltaicos instalados em telhados ou em terrenos.

Então, se você está pensando em investir em energia solar, preste atenção a esse post. É importante dizer que nós colocaremos aqui as listas dos maiores fabricantes do ponto de vista do market share – ou seja, da participação dos fabricantes no mercado em termos de volume de vendas. Acompanhe!

A classificação Tier 1

Existe um termo muito comum entre os fabricantes e os vendedores dos módulos fotovoltaicos: Tier 1, que nada mais é do que uma classificação criada pela Bloomberg NEF, empresa global de notícias e informações, que analisa os fabricantes de módulos fotovoltaicos cujos produtos foram utilizados em grandes projetos financiados por bancos internacionais.

Desse modo, a empresa compila periodicamente a lista Tier 1 a partir de milhares de projetos financiados e que envolvem o uso de módulos fotovoltaicos.

Para chegar a essa listagem, são considerados aspectos financeiros desses fabricantes, tais como:

  • Estabilidade;
  • Capacidade de honrar as garantias aos clientes;
  • Capacidade de suprir os projetos.

Por isso, a lista Tier 1 é muito utilizada por auxiliar clientes e projetistas a selecionarem fabricantes mais confiáveis para os projetos de energia solar. Portanto, eis a lista dos 35 fabricantes de módulos fotovoltaicos Tier 1 divulgados em 2022:

lista dos melhores módulos fotovoltaicos do mundo
Fonte: Regen Power

Top 10 – módulos fotovoltaicos mais vendidos pelo mundo

A seguir, confira o top 10 dos principais fornecedores de módulos fotovoltaicos vendidos pelo mundo. A pesquisa foi feita pela Global Data (empresa britânica especializada em pesquisa de indústria), com base nos anos de 2020 a 2022.

De acordo com a publicação, os 10 fornecedores que aparecem no ranking foram responsáveis por quase 75% de todos os módulos fotovoltaicos fornecidos para o setor.

Fonte: Regen Power

Os 5 principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no Brasil

Para esse ranking, nos baseamos no chamado Estudo Estratégico Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – 2º semestre de 2021, feito pela Greener, empresa de pesquisa e consultoria especializada no setor de energia fotovoltaica.

No relatório sobre o mercado da geração distribuída no país, a consultoria entrevistou 1.579 empresas que atuam no mercado de energia solar brasileiro, com base em levantamento feito entre novembro de 2020 e janeiro de 2021.

Eis o ranking dos principais fornecedores de módulos fotovoltaicos no Brasil:

  • 10º Lugar: Znshine
  • 9º Lugar: Intelbras
  • 8º Lugar: JA Solar
  • 7º Lugar: BYD
  • 6º Lugar: DAH Solar
  • 5º Lugar: Jinko
  • 4º Lugar: Risen
  • 3º Lugar: LONGi
  • 2º Lugar: Canadian
  • 1º Lugar: Trina

Segundo dados do estudo, as 10 listadas acima foram responsáveis por 81% do total de importações em 2021/2, considerando as 73 marcas presentes.

Aqui neste post trazemos para você um pouco mais sobre o surgimento dos módulos solares.

Frisamos que os rankings citados acima dizem respeito ao volume de vendas e participação no mercado dos módulos fotovoltaicos, sendo estes fatores que não dizem diretamente sobre a qualidade dos equipamentos. Pensando nisso, convidamos você a ler o nosso post com informações sobre como escolher a melhor marca de painéis fotovoltaicos para te ajudar na hora de tomar uma decisão.

Atualizado em Março/2023.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo