Economia doméstica
24 de fevereiro de 2021

Queda dos juros aquece investimentos em energia solar

Em agosto de 2020, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central diminuiu a taxa básica de juros (Selic)…

Em agosto de 2020, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central diminuiu a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, de 3% para 2% ao ano. Esse é o menor nível da taxa da história! Mas o que a queda de juros tem a ver com o aumento de investimentos em energia solar? Bem, vamos por partes:

O que é SELIC?

investimentos em energia solar

SELIC é um termo que significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Esse sistema foi criado pelo Banco Central a fim de registrar todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.

Isso acontece porque grande parte desses títulos (também chamados de ativos) são comprados pelos grandes bancos. Para que o governo possa controlar essas movimentações monetárias, foi criada uma lei que obriga os bancos a direcionarem uma determinada porcentagem de seus depósitos ao Banco Central.

Já dá para imaginar que o volume de operações bancárias em um único dia é enorme. Então, se somarmos as movimentações de todos os bancos, esse número é ainda maior.

Dessa forma, para que a economia do país não entre em colapso, o Banco Central impõe que todos os bancos fechem o dia com o caixa equilibrado.

Leia mais: Blockchain e a energia solar: tecnologia a favor da descentralização

Por que os juros caíram?

investimentos em energia solar

Desde o início de 2020, a taxa SELIC vem diminuindo cada vez mais. Essa é uma consequência da baixa movimentação da economia brasileira.

Por causa da pandemia da CoVid-19, os brasileiros precisaram se isolar em suas casas. Consequentemente, a maioria das indústrias (de todos os segmentos) pararam de produzir e o comércio também parou.

Portanto, quando não há rotatividade monetária no mercado, a inflação (aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia) começa.

E para evitar a inflação, as taxas de juros caem.

A queda dos juros e os investimentos em energia solar

investimentos em energia solar

Como consequência da queda dos juros, as taxas de financiamentos também caem, fazendo com que os valores das prestações sejam cada vez menores.

Dessa forma, com a economia gerada pelos sistemas de geração de energia solar, as parcelas dos financiamentos tornam-se cada vez mais leves e o investimento em energia renovável ainda mais vantajoso.

Vale ressaltar que os bancos oferecem planos que podem chegar a 240 meses e carência de até 4 anos. Cada financiadora tem uma condição específica para cada cliente, seja Pessoa Física (PF), Pessoa Jurídica (PJ) ou Produtor Rural (PR).

Dessa forma, esse é um excelente momento para o investimento em projetos de sistemas de energia solar.

Lembrando que o investimento em energia solar possui baixíssimo risco e excelente retorno!

Investir em energia solar ou renda fixa?

investimentos em energia solar

Quanto menor for a Selic, menores são as taxas de financiamento, mas também menores são os retornos para investimento em renda fixa.

Essa situação influencia diretamente na decisão dos investidores que buscam investimentos na economia real para conquistarem melhores resultados.

Apesar de a redução dos juros não ser boa para quem investe em renda fixa é uma ótima notícia para quem deseja investir em energia solar.

Se você está interessado em investir em um sistema de energia solar para a sua casa, empresa, indústria ou produção rural, a Yellot criou um e-book completíssimo com todas as informações sobre financiamentos. Confira aqui.

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia, inovação e sustentabilidade.

    Ao assinar nossa newsletter, você está de acordo com os termos e condições da Política de Privacidade.
    Voltar ao topo