Blog da Dusol

02
mar

Descubra como economizar sendo sustentável!

Economia precisa ser a palavra de ordem em nossa vida, tanto em tempos críticos quanto na abundância. E se medidas de contenção de despesas não forem colocadas em prática, os custos mensais de uma casa podem ser altos. Por essa razão, a adoção de soluções sustentáveis torna-se essencial, principalmente para o controle dos gastos em relação à eletricidade e água.

Pensando nisso, listamos, a seguir, cinco dessas soluções sustentáveis para você investir e ter um retorno garantido. Acompanhe.

 

1. Produza a própria eletricidade com a energia solar

Produzir energia elétrica a partir da radiação solar é possível e recomendado. Isso porque, na conta , os custos mensais não são  referentes apenas à eletricidade. O valor também inclui taxas, tributos e outras despesas, fazendo com que o consumidor pague muito além do que realmente usou.

sistema fotovoltaico é a maneira mais econômica e sustentável nesse quesito, pois a economia pode chegar a 95% na conta, o que ajuda, e muito, para reduzir os custos mensais. Além disso, é possível vender o excedente de energia produzida para a rede local, sendo que o valor fica como crédito para ser utilizado em períodos com baixa radiação solar.

 

2. Instale um sistema de aquecimento de água

A instalação de um sistema que transforma a radiação solar em energia térmica também reduz os custos mensais com eletricidade, principalmente em dias mais frios.

Essa tecnologia, que também utiliza coletores solares, pode aquecer chuveiros, torneiras, piscinas e servir de apoio ao aquecimento ambiente. Outra vantagem é que ela pode ser utilizada à noite e em dias nublados, pois o depósito onde fica a água quente é produzido com um material isolante, que impede o resfriamento, além de contar com um sistema auxiliar para essa função.

 

3. Faça o reaproveitamento de água

Outro exemplo de soluções sustentáveis e que ajuda a reduzir os custos mensais é a instalação de um sistema de reaproveitamento de água da chuva. Basicamente, ele utiliza calhas no telhado para a captação da água, que é direcionada para um tanque ou cisterna, onde será armazenada. Nesse reservatório, é preciso instalar um filtro para retirar as impurezas. O usuário pode optar, ainda, pela instalação de uma bomba para o transporte da água até uma caixa d’água. Mas caso ele prefira que o sistema alimente apenas uma torneira ou mangueira, a bomba não precisa ser adquirida. 

A água proveniente do reaproveitamento pode ser utilizada para a limpeza da casa, a lavagem dos veículos, a descarga nos banheiros e outras tarefas.

 

4. Utilize o ar-condicionado de forma econômica

Adotar soluções sustentáveis na casa não significa que você precisará abrir mão do aparelho de ar-condicionado. Algumas medidas simples podem reduzir, e muito, o consumo, tais como:

  • Manter o aparelho ligado em 23ºC. Segundo especialistas, essa é a temperatura ideal para resfriar o ambiente sem forçar o equipamento. Com essa medida, a economia no consumo pode chegar a 50%.
  • Manter as luzes desligadas enquanto estiver com o aparelho ligado. Se não for possível aproveitar a luz natural, substitua as lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que são bem mais econômicas.
  • Programe a função sleep na hora de dormir, pois a temperatura aumenta em 1ºC na primeira hora e em mais 1ºC na segunda ‒ diminuindo o consumo por exigir um menor esforço ao resfriar ou aquecer o ambiente.
  • Sempre faça a limpeza do filtro e realize manutenções periódicas.

 

5. Adote um sistema inteligente no vaso sanitário e nas torneiras

Caixas acopladas ou bacias sanitárias que utilizam, no máximo, 6 litros de água por descarga podem se tornar ainda mais econômicas.

É possível instalar uma caixa acoplada com duplo bastão de acionamento, que despeja entre 3 e 6 litros, de acordo com as opções de uso.

Nas torneiras das pias, instale um arejador e um redutor de vazão, que são peças baratas e fáceis de ser instaladas. Enquanto o redutor diminui a quantidade de água até pela metade, o arejador mistura a água com ar, diminuindo o fluxo e mantendo a sensação de volume do jato da torneira.

Essas cinco soluções sustentáveis, além de reduzir os custos mensais de água e energia, também garantem um lar consciente e com responsabilidade ambiental, servindo de incentivo para mais atitudes sustentáveis em sua comunidade.

 

E você, já adota essas ou outras soluções sustentáveis na sua casa? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Comentários